Sequência de ensino-aprendizagem para ensinar os postulados da mecânica quântica no ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBalthazar, Wagner Franklin-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4855581834199288-
Autor(es): dc.contributorSasseron, Lúcia Helena-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6233372216363346-
Autor(es): dc.contributorGarcia, Lígia Valente de Sá-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1077117608574907-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2927922205548687-
Autor(es): dc.creatorAlmeida, Flaviane da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:36:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:36:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-01-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-01-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25934-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753857-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho apresenta uma pesquisa baseada em design (PBD) a fim de propor uma sequência de ensino-aprendizagem (SEA) para o ensino de alguns postulados (“Regras”) da mecânica quântica no ensino médio. A abordagem do tema vai ao encontro da necessidade de inserirmos assuntos de física moderna e contemporânea no ensino médio, como descrito nos parâmetros curriculares nacionais do ensino médio (BRASIL, 2002), complementado pela base nacional curricular comum (BRASIL, 2018). O produto educacional parte de um experimento de baixo custo para discutir a Lei de Malus e, a partir daí, a problematização é realizada explorando a diferença entre a natureza determinística da mecânica clássica (feixe de luz intenso) e probabilística (quantum de energia / fóton) da mecânica quântica. Além disso, são utilizados slides, questionários e simuladores para a construção da proposta e, consequentemente, do produto educacional. A proposta foi aplicada em uma turma de 3ª série do ensino médio e foi avaliada através de uma pesquisa qualitativa, baseada na narrativa da professora pesquisadora-
Descrição: dc.descriptionThe current work, presents a teaching learning sequence (TLS) for the teaching of Modern and Contemporary Physics (MCP), given the need to include such subjects in High School. National Curriculum Parameters for High School (BRASIL, 2002), complemented by the Common National Curriculum Base (BRAZIL, 2018), focused on studies of the probabilistic nature of Quantum Mechanics, whose problematization is carried out through low-cost experiments, simulator and problematizing questions, more specifically: Linear polarization of Light, Malus' Law, Photon polarization and the postulates of Quantum Mechanics. In this sense, TLS was based on the present stages of the Design Methodology, with the objective of generating a significant learning in the perspective of the objectives and principles of the designs established by the teacher/researcher. The educational product was applied remotely in a private school in the municipality of Barra Mansa in the State of Rio de Janeiro in a high school class, and was evaluated through a teacher/researcher narrative, which was based on all the comments, activities and feedbacks carried out by the students during the application of the TLS. The educational product, consists of a step by step manual for the teacher, containing all the steps worked on at TLS, together with all instructions for create the production of the experimental apparatus. We also present the results and analysis of the application of TLS, which we observed that there was a potentially significant learning by the students, regarding the probabilistic nature of Quantum Mechanics-
Descrição: dc.description203 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa baseada em design-
Palavras-chave: dc.subjectMecânica quântica e experimento de baixo custo-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching learning sequence (TLS)-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching physics-
Palavras-chave: dc.subjectScientific literacy-
Palavras-chave: dc.subjectQuantum mechanics and low cost experiment-
Título: dc.titleSequência de ensino-aprendizagem para ensinar os postulados da mecânica quântica no ensino médio-
Título: dc.titleSequence teaching of design methodology to teach quantum mechanics in high school-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.