A escola rural e sua comunidade: reflexões pedagógicas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSelles, Jairo Paes-
Autor(es): dc.contributorCollet, Celia Letícia Gouvea-
Autor(es): dc.creatorLourenço, Priscilla Escocio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:36:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:36:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-22-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29195-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753851-
Descrição: dc.descriptionEssa monografia apresenta reflexões pedagógicas tecidas a partir da imersão em uma escola rural localizada no povoado da Barra da Onça, zona rural do Município de Santa Quitéria - MA. Os dados foram produzidos por meio da imersão em uma escola desse município, registrando atividades lúdicas, culturais e pedagógicas desenvolvidas junto à comunidade escolar. As referências culturais do campo empírico foram registradas nessa escola rural e sua inserção na comunidade, suas práticas e seu potencial transformador numa perspectiva da inclusão, do amplo respeito às manifestações culturais locais, do resgate e conservação do patrimônio cultural e das questões ambientais. As práticas lúdicas, tais como, brincadeiras, cantigas de roda, brinquedos, contos, entre outras formas de apropriação de atividades lúdicas foram realizadas em sala de aula e nos momentos de recreação escolar. A pesquisa de campo entrevistou os professores com o intuito de registrar o conhecimento cultural em relação às brincadeiras e atividades lúdicas que eram e são realizadas pelas crianças desta comunidade; seja em sua casa ou na escola. A investigação tece reflexões pedagógicas que indicam a necessidade de valorização das escolas rurais, de sua comunidade e da corresponsabilização de sua comunidade com as instâncias governamentais que precisam assumir seu compromisso com a educação pública.-
Descrição: dc.descriptionThis monograph presents pedagogical reflections woven from the immersion in a rural school located in the village of Barra da Onça, a rural area of the Municipality of Santa Quitéria - MA. The investigation weaves pedagogical reflections that indicate the need to value rural schools, their community, and the co-responsibility of their community with government bodies that need to assume their commitment to public education. The data were produced through immersion in a school in that municipality, recording recreational, cultural, and pedagogical activities developed with the school community. The recreational practices, such as games, nursery rhymes, toys, and stories, among other forms of appropriation of recreational activities, were carried out in the classroom and during school recreation. The field research interviewed the teachers to register their cultural knowledge concerning the games and recreational activities that were and are carried out by the children of this community, either at home or school. The cultural references of the empirical field were registered in this rural school and its insertion in the community, its practices and transforming potential in a perspective of inclusion, broad respect for local cultural manifestations, and the rescue and conservation of cultural heritage and environmental issues.-
Descrição: dc.description40 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de campo-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectAtividades lúdicas-
Palavras-chave: dc.subjectEscola rural-
Palavras-chave: dc.subjectComunidade-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectBrincadeira-
Palavras-chave: dc.subjectLúdico-
Palavras-chave: dc.subjectRural education-
Palavras-chave: dc.subjectInclusion-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental education-
Palavras-chave: dc.subjectLudic activities-
Título: dc.titleA escola rural e sua comunidade: reflexões pedagógicas-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.