Ensino de astronomia e astrofísica por unidades de ensino potencialmente significativas: Proposta no modelo de Moreira baseado na aprendizagem significativa de Ausubel com uso de simuladores digitais

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMartins, Jorge Simões de Sá-
Autor(es): dc.contributorMendes, Raissa Fernandes Pessoa-
Autor(es): dc.contributorSouza, Eduardo Oliveira Ribeiro de-
Autor(es): dc.creatorSoares, Pedro Henrique Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:36:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:36:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-17-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26505-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753837-
Descrição: dc.descriptionEsta monografia tem como objetivo apoiar a introdução de temas de Astronomia e Astrofísica no ensino médio, com o suporte de softwares de simulação digital, como recomendado pela Base Nacional Comum Curricular, e com motivação provinda de elementos da mídia contemporânea. Nessa perspectiva, buscou-se utilizar o modelo de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas como proposto por Moreira, baseado na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, para construir três propostas de intervenção pedagógica, cada uma com foco em um dos seguintes temas: telescópios astronômicos e suas aplicações; estimativa e unidades de distância astronômicas utilizando a intensidade luminosa e a numeração de Hiparco; e a introdução à radiação de corpo negro aplicada à classificação estelar. Espera-se que essas propostas, quando praticadas, contribuam para reduzir o descompasso entre o progresso científico atual em astronomia e o ensino elementar brasileiro.-
Descrição: dc.descriptionThis monograph aims to support the introduction of themes from astronomy and astrophysics in the high school curriculum, with the support of digital simulation software, as recommended by the National Common Curriculum Base, and with motivations coming from elements of contemporary media. We use the model of Potentially Significant Teaching Units as proposed by Moreira, based on Ausubel's Theory of Significant Learning, to construct three proposals for pedagogical intervention, each focusing on one of the following themes: astronomical telescopes and their applications; estimation and astronomical distance units using light intensity and Hipparchus numeration; and the introduction to black body radiation applied to stellar classification. It is expected that these proposals, when practiced, may contribute to reducing the gap between current scientific progress in astronomy and Brazilian elementary education.-
Descrição: dc.description69 p-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAstronomia-
Palavras-chave: dc.subjectAstrofísica-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Significativa-
Palavras-chave: dc.subjectSimuladores Digitais-
Palavras-chave: dc.subjectAstronomia-
Palavras-chave: dc.subjectAstrofísica-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Significativa-
Palavras-chave: dc.subjectUnidades de ensino potencialmente significativas-
Palavras-chave: dc.subjectProdução intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectAstronomy-
Palavras-chave: dc.subjectAstrophysics-
Palavras-chave: dc.subjectSignificant Learning-
Palavras-chave: dc.subjectDigital Simulators-
Título: dc.titleEnsino de astronomia e astrofísica por unidades de ensino potencialmente significativas: Proposta no modelo de Moreira baseado na aprendizagem significativa de Ausubel com uso de simuladores digitais-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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