Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Farinaccio, Pascoal | - |
Autor(es): dc.contributor | Salles, Luciana dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | Alkimin, Martha | - |
Autor(es): dc.creator | Lourenço, Marise Priscila Gonçalves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:36:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:36:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24856 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753835 | - |
Descrição: dc.description | A partir do conceito de contemporâneo (AGAMBEN, 2009), pretendemos elaborar uma espécie de filosofia sobre os memes (FLUSSER, 2009) que reflita sobre sua historicidade na compreensão de que seu surgimento, bem como sua inclusão no novo cenário de partilhas cotidianas, reflete sobre as novas práticas dos sujeitos de nosso tempo e sobre as dinâmicas da nossa sociedade. Para tal, investigamos o contexto pré produção de memes, as técnicas atuais de ação em rede e as projeções acerca de nossa relação com o mundo digital no futuro, como pontos que podem fomentar uma análise crítica e uma observação atenta dos jogos de sentido, saber e poder produzidos, reproduzidos e compartilhados na esfera pública, entendendo que o meme funciona como um elemento representativo, plural e dinâmico que pode nos auxiliar a identificar, explicitar e, mais esperançosamente, nos auxiliar a desvendar e resolver as fraturas de nosso tempo, em colapso pelas crises em diversos campos. | - |
Descrição: dc.description | Based on the concept of contemporary (AGAMBEN, 2009), we intend to elaborate a kind of philosophy on memes (FLUSSER, 2009) that ponders over it ́s historicity, understanding that its inception, as well as its inclusion in the new scenery of daily sharing reflects on the new practices of the individuals of our time and on the dynamics of our society. To that purpose, we investigated into the context of the pre-production of memes, the current techniques of online action and projections of our relations with the digital world in the future, as points that can foment a critical analysis and a close look on games of meaning, knowledge and power produced, reproduced and shared in the public sphere, understanding that a meme works as a plural and dynamic representative element, that can assist us in identifying, explicitizing and, more hopefully, aid in unravelling and resolving the fractures of our time, in collapse over the crises across various fields. | - |
Descrição: dc.description | 80 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | memes; contemporaneidade; jogos de poder; imagem; crise; política | - |
Palavras-chave: dc.subject | Memes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contemporaneidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos de poder | - |
Palavras-chave: dc.subject | Imagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crise | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política | - |
Palavras-chave: dc.subject | Meme | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política | - |
Palavras-chave: dc.subject | Poder | - |
Palavras-chave: dc.subject | memes; contemporaneity; games of power; image; crisis; politics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contemporaneity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Games of power | - |
Palavras-chave: dc.subject | Image | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crisis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Politics | - |
Título: dc.title | Os desafios contemporâneos à luz de uma filosofia dos memes | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: