Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Miranda, Ana Paula Mendes de | - |
Autor(es): dc.creator | Máia, Bóris | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:36:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:36:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-04-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-04-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/6099 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753832 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo apresenta resultados de pesquisas sobre formas de administração institucional de conflitos observados nos espaços públicos do Rio de Janeiro, em decorrência de expressão de diferenças identitárias. Pretende-se discutir como a religião é, ao mesmo tempo, legitimada e deslegitimada na escola. Temos como hipótese que a obrigatoriedade legal de se oferecer, no ensino público, a disciplina de “ensino religioso” evidenciou que os estudantes não a consideram um tema relevante para ser objeto de uma disciplina. No entanto, essa resistência não pode ser considerada uma concepção laica da educação, na medida em que os alunos assumem discursos religiosos para se contrapor a conteúdos consagrados de outras disciplinas. | - |
Descrição: dc.description | Sim | - |
Descrição: dc.description | This article presents results of researches on forms of institutional management of conflicts observed in public spaces of Rio de Janeiro due to expression of identity differences. It is intended to discuss how religion is at the same time both legitimized and delegitimized at school. We argue that the legal obligation to provide the "religious teaching" in public education showed that students do not consider it to be a relevant matter for a subject. However, this resistance cannot be considered a secular conception of education, to the extent that students take religious discourses to contest topics from other subject`s curriculum. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | UERJ | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Relação: dc.relation | Revista Teias. Rio de Janeiro, UERJ, 2014 | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino religioso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administração de conflitos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administração de conflitos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Religião | - |
Palavras-chave: dc.subject | Religious teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public school | - |
Palavras-chave: dc.subject | Management of conflicts | - |
Título: dc.title | Ensinar religião ou falar de religião? Controvérsias em escolas públicas do Rio de Janeiro | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Artigo de periódicos | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: