O uso da regressão logística na análise de acidentes de trabalho

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorKubrusly, Jessica Quintanilha-
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Márcia Marques de-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Núbia Karla de Oliveira-
Autor(es): dc.creatorMachado, Everson Cardozo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:36:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:36:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-29-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-29-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/14518-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753830-
Descrição: dc.descriptionOs acidentes de trabalho podem ser classificados de duas maneiras: com afastamento, aqueles nos quais os funcionários acidentados terão que se ausentar de suas atividades por um tempo; e acidentes sem afastamento, aqueles nos quais os funcionários não terão que se ausentar de suas atividades. O objetivo deste trabalho é estudar os fatores que aumentam as chances de um acidentado ter que se afastar da empresa; para isso foi usado o modelo de regressão logística. O banco de dados deste trabalho é referente aos acidentes de trabalho ocorridos nas empresas Ampla e Coelce no período de janeiro a dezembro de 2013. As variáveis explicativas que foram analisadas neste trabalho foram: empresa; diretoria; dia da semana; turno; faixa etária; sexo; tipologia do acidente. Já a variável resposta escolhida foi a classificação dos acidentes em: sem afastamento e com afastamento. O ajuste do modelo foi feito utilizando dois métodos, o da eliminação de variáveis e o da inclusão de variáveis. Ambos chegaram com as mesmas variáveis no modelo final: empresa; sexo; tipologia do acidente. Foi feita uma verificação do modelo através da distância de Cook, na qual nenhum ponto influente foi encontrado. O gráfico de envelope simulado também foi apresentado e pode-se perceber que o modelo ficou bem ajustado. A qualidade do ajuste foi medida a partir da curva ROC, que apresentou um valor de 0,796 para a área abaixo da curva, 94,9% de sensibilidade e 44,3% de especificidade. A partir das razões de chance foram feitas as devidas interpretações para o modelo final-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAcidentes de trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectModelo de regressão logística-
Palavras-chave: dc.subjectRazão de chance-
Palavras-chave: dc.subjectQualidade do ajuste-
Palavras-chave: dc.subjectRegressão (Estatística)-
Palavras-chave: dc.subjectPrevenção de acidente de trabalho-
Título: dc.titleO uso da regressão logística na análise de acidentes de trabalho-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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