Excelência, estratégia e escola: uma aproximação através do estudo de caso do CIEP 291 - Dom Martinho Schlude

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMartins, Carlos José Vieira-
Autor(es): dc.contributorPereira, Rodrigo Carlos Marques-
Autor(es): dc.contributorLobianco, Terezinha Maria Folhadela Benevides-
Autor(es): dc.creatorMorais, Glauber da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:36:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:36:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-04-09-
Data de envio: dc.date.issued2018-04-09-
Data de envio: dc.date.issued2009-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6170-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753827-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho discute as possibilidades de aproximar a gestão escolar dos temas excelência e estratégia, amplamente observados na literatura gerencial, utilizando-se, como ponto de convergência, o Prêmio de Referência em Gestão Escolar (PRGE), que se toma relevante, diante da necessidade de desenvolvimento gerencial dos estabelecimentos de ensino. Optou-se pelo cotejamento entre a teoria e a prática através do estudo de caso do CIEP 291- Dom Martinho Schlude vencedor do PRGE no estado do Rio de Janeiro no ano de 2009. Assim buscou-se contextualizar o PRGE dentro das abordagens contemporâneas de gestão considerando-se que este se baseia na concepção de gestão democrática da escola, relacionada a uma visão mais sistêmica da escola, onde se considera a importância do envolvimento da comunidade em suas decisões. Destarte, observa-se a possibilidade de utilização do PRGE como um modelo estratégico de gestão e depreendem-se importantes considerações, que poderão contribuir para o desenvolvimento da prática e da teoria na gestão de escolas públicas-
Descrição: dc.descriptionThis study discusses the possibilities of an approaching between school management, excellence and strategy. Using as focal point the Brazilian prize, Prêmio de Referência em Gestão Escolar (PRGE) and its model of self-assessment of schools, what is relevant, given their management improvement need. Through the mutual comparison between the theory and practice by a case study at CIEP 291 - Dom Martinho Schlude, located in Pinheiral, which was the winner ofPRGE prize in the state ofRio de Janeiro in 2009. Noting that PRGE is based on the design of democratic school management, that can be understood in the contemporary approaches to management context, considering the importance of involving the community in the direction of the school. Finally, observes the possibiIity of using the PRGE as a modeI of strategic management and from this particular case, appears important considerations that may contribute to the development of theory and practice in the management of public schools-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectExcelência-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégia-
Palavras-chave: dc.subjectGestão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégia-
Palavras-chave: dc.subjectGestão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEscola pública-
Palavras-chave: dc.subjectExcellence-
Palavras-chave: dc.subjectStrategy-
Palavras-chave: dc.subjectSchool management-
Título: dc.titleExcelência, estratégia e escola: uma aproximação através do estudo de caso do CIEP 291 - Dom Martinho Schlude-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.