Jovens e adultos na EJA e as relações sociais com a escrita: "sabendo ler e sabendo escrever, a gente ganha o mundo"?

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGoulart, Cecília Maria Aldigueri-
Autor(es): dc.contributorJulião, Elionaldo Fernandes-
Autor(es): dc.contributorSouza, Marta Lima de-
Autor(es): dc.contributorCoelho, Victoria Wilson da Costa-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4017243621546320-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7013025607404092-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7013025607404092-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8517681757007026-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2722126628502869-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1656335719323103-
Autor(es): dc.creatorLagares, Rosimere Pereira Manzani-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:36:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:36:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-05-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-05-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15816-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753824-
Descrição: dc.descriptionEste estudo se insere na linha de pesquisa Linguagem, Cultura e Processos Formativos. Tem por objetivo principal compreender de que forma a leitura e a escrita se materializam na vida de sujeitos das Fases IV e V do ensino fundamental da Educação de Jovens e Adultos no município de Petrópolis (RJ) analisando seus enunciados. Os objetivos específicos são: a) compreender em que situações sociais as atividades de leitura e de escrita estão presentes no cotidiano desses sujeitos; e b) caracterizar os modos como abordam questões ligadas à escola e, em especial, aquelas ligadas ao processo de aprendizagem da escrita. O referencial teórico-metodológico está fundamentado na perspectiva histórico-cultural com destaque para a teoria da enunciação de Bakhtin (1997, 2006, 2011). Tendo como foco da investigação os usos e funções sociais da escrita, o estudo desenvolve-se a partir de uma abordagem qualitativa e inspira-se na concepção de entrevista compreensiva de Kaufmann (2013). A pesquisa foi organizada em dois momentos. No primeiro momento, foi realizado um ensaio investigativo com dezoito alunos entrevistados a partir de um guia de perguntas. No segundo momento, foram realizadas entrevistas com quatro alunas para o aprofundamento dos achados no ensaio. Nesse segundo momento, os enunciados das alunas foram analisados com base em quatro eixos: 1. experiências com a escrita no convívio em família; 2. experiências com a escrita em ambientes sociais específicos: doméstico, profissional, religioso e escolar; 3. usos e funções sociais peculiares da escrita; e 4. leitura para si e escrita de si para si. A partir da análise, foi possível compreender que os alunos da EJA fazem uso da leitura e da escrita no seu dia a dia de diferentes formas e que as funções sociais da escrita pouco reverberam no processo ensino-aprendizagem da escola-
Descrição: dc.descriptionThis study is part of the research line Language, Culture and Formative Processes. Its main objective is to understand how reading and writing materialize in the life of Phase IV and V students from the elementary school of Adult and Youth Education in the town of Petrópolis (RJ), analysing their utterances. The specific objectives are: a) understand in which social situations the activities of reading and writing are present in the daily life of these students; and b) characterize the ways in which school-related issues are addressed, and especially those related to the learning process of writing. The theoretical and methodological approaches are based on the cultural-historical perspective, with emphasis on Bakhtin's (1997, 2006, 2011) enunciation theory. As the research focuses on the social uses and functions of writing, this study is developed from a qualitative approach and it is inspired by Kaufmann’s (2013) concept of comprehensive interview. The research was organized in two moments. At the first moment, an investigative trial was carried out with eighteen students interviewed from a question guide. At the second moment, interviews were made with four students to deepen the findings drawn in the trial. In this second moment, the students’ utterances were analysed based on four axes: 1. experiences with writing in family life; 2. experiences with writing in specific social environments: domestic, professional, religious and school; 3. peculiar social uses and functions of writing; and 4. reading to one’s self and writing about one’s self to one’s self. From the analysis, it was possible to understand that the students from EJA make use of reading and writing in their daily life in different ways and that the social functions of writing do not reverberate in the teaching-learning process of the school-
Descrição: dc.description219 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de jovens e adultos-
Palavras-chave: dc.subjectEscrita-
Palavras-chave: dc.subjectUsos e funções sociais-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de adultos-
Palavras-chave: dc.subjectEscrita-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Palavras-chave: dc.subjectYouth and adult education-
Palavras-chave: dc.subjectWriting-
Palavras-chave: dc.subjectUses and social functions-
Título: dc.titleJovens e adultos na EJA e as relações sociais com a escrita: "sabendo ler e sabendo escrever, a gente ganha o mundo"?-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.