O uso de recursos didáticos como facilitador do estudo do meio: a representatividade do rio Pomba em Santo Antônio de Pádua/RJ

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Jean Carlos Miranda da-
Autor(es): dc.contributorMello, Maristela Barenco Corrêa de-
Autor(es): dc.contributorLima, Rosana Souza-
Autor(es): dc.creatorSantos, Karen Mata-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:36:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:36:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-08-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-08-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/12607-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753821-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho foi desenvolvido numa perspectiva de análise crítica a cerca do uso de recursos didáticos no ensino, tendo como viés as possibilidades de trocas de saberes a partir do uso do estudo do meio. Tem-se como proposta a utilização de recursos didáticos a partir da percepção sobre a importância do Rio Pomba no cotidiano dos habitantes da cidade de Santo Antônio de Pádua, Rio de Janeiro. Neste sentido, buscouse identificar a significância do elemento natural rio e o tratamento que recebe dos munícipes. Para tal, foram utilizadas fotografias, jogos didáticos e observação de campo. Estes recursos didáticos foram aplicados em turmas do primeiro ano do Ensino Médio da Rede Estadual no município de Santo Antônio de Pádua (Escola Estadual Leonel Homem da Costa), a fim de sensibilizar estudantes que vivem no território municipal com o intuito de torna-los cientes da realidade do meio, além de fomentar a disseminação do conhecimento, ao entender que os mesmos tem a capacidade de difundir tais conhecimentos obtidos. A esse respeito, tem-se o entendimento sobre os estudantes como parte ativa do processo de ensino-aprendizagem, logo a participação destes foi substancial para êxito desta iniciativa de troca de saberes. As informações levantadas poderão subsidiar estratégias de ensino no Município com o intuito de sensibilização para posterior preservação do meio-
Descrição: dc.descriptionThe present study was develeped by a critical analisis perspective about the uses of didactic resources in education (teaching), having as bias the possibilities of trading knowledge from the uses of environment study. The proposition of the use of didactic resources from the perception about the relevance of the Rio Pomba in the citizens of Santo Antonio de Pádua, Rio de janeiro, day by bay. In this direction, it was sought to identify the significancy of the natural element “river” and the treatment it receives from the citizens. For that, it was used photographs, didactic games and filed observation. This didactic resources was applied in the high school first grade of the state in the county of Santo Antonio de Padua (Escola Estadual Leonel Homem da Costa), in order to captivate students that live in the county territory and make them aware of the reality of the environment, besides make them look for the knowledge by themselves, by understanding that they can spread that knowledge by themselves. In this regard, it‟s understood about the students as an active part of the process of teaching and be taught, sol as their participation was substantial for the success of the trading knowledge initiative. The information gained can subsidize teaching strategies in the county, forwarding to sensitize them for the preservation of the environment-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectRecursos didáticos-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo do meio-
Palavras-chave: dc.subjectRio Pomba-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectRecurso didático-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectSanto Antônio de Pádua-
Palavras-chave: dc.subjectProdução intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-
Palavras-chave: dc.subjectEducational resource-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironment study-
Palavras-chave: dc.subjectPomba river-
Título: dc.titleO uso de recursos didáticos como facilitador do estudo do meio: a representatividade do rio Pomba em Santo Antônio de Pádua/RJ-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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