Infâncias, brincadeiras e formação docente

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSchindhelm, Virginia Georg-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3443663375417341-
Autor(es): dc.contributorPaiva, Fernando de Souza-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4982119146423529-
Autor(es): dc.contributorGuimarães, Pablo de Vargas-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9179487937818878-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1212959257628300-
Autor(es): dc.creatorAzevedo, Sara da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:36:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:36:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-19-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26538-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753801-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho estuda as atividades brincantes para as infâncias e ressalta a importância do tema para práticas pedagógicas cotidianas do/a educador(a) na Educação Infantil. Objetiva discutir e refletir sobre a experiência do brincar para o desenvolvimento infantil e sua relevância na formação docente. Reconhece que o brincar sempre esteve presente nas infâncias, independentemente de contextos históricos, sociais, econômicos e políticos, e destaca seu caráter potencializador para o desenvolvimento e aprendizagens das crianças. Supera uma visão inatista das experiências brincantes, de modo a compreendê-las e respeitá-las como um fenômeno sociocultural infantil. Assim, rompe com a ideia de atividades lúdicas como mero “passatempo” que as limitam, muitas vezes, a preencher momentos vagos no cotidiano escolar. A metodologia alicerçou-se numa (1) pesquisa bibliográfica com teses de Borba, Kishimoto, Brougère, dentre outros autores estudiosos de infâncias e o fenômeno de brincar como atividade social, e também (2) numa pesquisa narrativa como uma forma de compreender a experiência humana num processo dinâmico que permite estabelecer relações de sentido entre a vida e práticas educativas. O estudo reconhece a atividade de brincar como elemento singular e subjetivo, por meio do qual crianças fantasiam, criam e imaginam e sonham novas realidades, produzem novas culturas e novas formas de ser, estar e interagir com seus mundos, como sujeitos ativos e de direitos em seus processos de desenvolvimento e aprendizagem.-
Descrição: dc.descriptionThe present work studies the playful activities for childhood and emphasizes the importance of the theme for the daily pedagogical practices of the educator in Early Childhood Education. It aims to discuss and reflect on the experience of playing for child development and its relevance in teacher training. It recognizes that playing has always been present in childhood, regardless of historical, social, economic and political contexts, and highlights its potentializing character for children's development and learning. It overcomes an innate view of playing experiences, in order to understand and respect them as a child sociocultural phenomenon. Thus, it breaks with the idea of recreational activities as a mere “hobby” that limit them, many times, to filling vacant moments in the school routine.The methodology was based on (1) a bibliographic research with theses by Borba, Kishimoto, Brougère and other authors who study childhood and the phenomenon of playing as a social activity, and also (2) a narrative research as a way of understanding the human experience. in a dynamic process that makes it possible to establish meaningful relationships between life and educational practices. The study recognizes the activity of playing as a singular and subjective element, through which children fantasize, create and imagine and dream new realities, produce new cultures and new ways of being, being and interacting with their worlds, as active subjects with rights. in their development and learning processes.-
Descrição: dc.description41 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectInfâncias-
Palavras-chave: dc.subjectbrincar-
Palavras-chave: dc.subjectformação docente-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectBrincadeira-
Palavras-chave: dc.subjectInfância-
Palavras-chave: dc.subjectFormação docente-
Palavras-chave: dc.subjectChildhoods-
Palavras-chave: dc.subjectto play-
Palavras-chave: dc.subjectteacher training-
Título: dc.titleInfâncias, brincadeiras e formação docente-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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