Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Vilela, Mariana Lima | - |
Autor(es): dc.contributor | Azevedo, Maicon | - |
Autor(es): dc.contributor | Salomão, Simone | - |
Autor(es): dc.contributor | Bertagna, Maína | - |
Autor(es): dc.contributor | Vilela, Maria | - |
Autor(es): dc.creator | Andrade, Lucas Cesar de Oliveira de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:36:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:36:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/29260 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753783 | - |
Descrição: dc.description | O presente estudo apresenta reflexões sobre o ensino de ciências no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental, em específico, produz ponderações sobre conceitos como alfabetização científica e letramento científico. A pesquisa teve como objeto de análise o projeto de extensão Viver e Ciências, vinculado ao Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ), unidade Maracanã. Esta pesquisa tem o intuito, através de entrevistas semiestruturadas, apresentar e investigar as possibilidades e limites do projeto Viver e Ciências sob a ótica de seus coordenadores. A análise dos dados revela um projeto de extensão dedicado à divulgação científica para anos iniciais do ensino fundamental que nasce na demanda dos professores da Escola Municipal Conselheiro Mayrink. O projeto Viver & Ciências tem estudantes dos anos iniciais como seu público alvo, mas mobiliza diferentes atores além dos professores coordenadores. Professores dos anos iniciais do ensino fundamental e monitores extensionistas (estudantes da Educação profissional e Tecnológica de nível médio) também constituem a equipe do projeto ao mesmo tempo em que são impactados por ele. A intenção de promover a educação científica nos anos iniciais se materializa no projeto através de atividades práticas realizadas na escola participante e nas dependências do CEFET-RJ, como a visita ao laboratório Biologia e ao Bosque. | - |
Descrição: dc.description | This work presents reflections on science teaching in the context of the early years of elementary school, in particular, it produces considerations on concepts such as scientific literacy and scientific literacy. The research aimed to analysze the extension project Viver e Ciências, linked to the Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ), campus Maracanã. This research aims, through semi-structured interviews, to present and investigate the possibilities and limits of the Viver e Ciências project from the perspective of its coordinators. The analysis reveals of the data reveals an extension project dedicated to scientific dissemination for the early years of elementary school that arises from the demand of teachers at the Escola Municipal Conselheiro Mayrink. The Viver & Ciências project has students in the early years as its target audience, but it mobilizes different actors in addition to the coordinating teachers. Teachers from the early years of elementary school and extension instructors (students in vocational and technological education at high level) also make up the project team at the same time they are impacted by it. The intention to promote scientific education in the early years is materialized in the project through practical activities carried out at CEFET-RJ facilities, such as visits to the Biology laboratory and to the Forest. | - |
Descrição: dc.description | 35 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização científica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento científico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Divulgação científica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Extensão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Anos iniciais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino da Ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Difusão de conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Scientiic literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Scientific dissemination | - |
Palavras-chave: dc.subject | Extension | - |
Palavras-chave: dc.subject | Early years | - |
Título: dc.title | Para além dos muros da escola: relato de um projeto de divulgação científica para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: