Para além dos muros da escola: relato de um projeto de divulgação científica para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVilela, Mariana Lima-
Autor(es): dc.contributorAzevedo, Maicon-
Autor(es): dc.contributorSalomão, Simone-
Autor(es): dc.contributorBertagna, Maína-
Autor(es): dc.contributorVilela, Maria-
Autor(es): dc.creatorAndrade, Lucas Cesar de Oliveira de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:36:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:36:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-04-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29260-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753783-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo apresenta reflexões sobre o ensino de ciências no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental, em específico, produz ponderações sobre conceitos como alfabetização científica e letramento científico. A pesquisa teve como objeto de análise o projeto de extensão Viver e Ciências, vinculado ao Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ), unidade Maracanã. Esta pesquisa tem o intuito, através de entrevistas semiestruturadas, apresentar e investigar as possibilidades e limites do projeto Viver e Ciências sob a ótica de seus coordenadores. A análise dos dados revela um projeto de extensão dedicado à divulgação científica para anos iniciais do ensino fundamental que nasce na demanda dos professores da Escola Municipal Conselheiro Mayrink. O projeto Viver & Ciências tem estudantes dos anos iniciais como seu público alvo, mas mobiliza diferentes atores além dos professores coordenadores. Professores dos anos iniciais do ensino fundamental e monitores extensionistas (estudantes da Educação profissional e Tecnológica de nível médio) também constituem a equipe do projeto ao mesmo tempo em que são impactados por ele. A intenção de promover a educação científica nos anos iniciais se materializa no projeto através de atividades práticas realizadas na escola participante e nas dependências do CEFET-RJ, como a visita ao laboratório Biologia e ao Bosque.-
Descrição: dc.descriptionThis work presents reflections on science teaching in the context of the early years of elementary school, in particular, it produces considerations on concepts such as scientific literacy and scientific literacy. The research aimed to analysze the extension project Viver e Ciências, linked to the Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ), campus Maracanã. This research aims, through semi-structured interviews, to present and investigate the possibilities and limits of the Viver e Ciências project from the perspective of its coordinators. The analysis reveals of the data reveals an extension project dedicated to scientific dissemination for the early years of elementary school that arises from the demand of teachers at the Escola Municipal Conselheiro Mayrink. The Viver & Ciências project has students in the early years as its target audience, but it mobilizes different actors in addition to the coordinating teachers. Teachers from the early years of elementary school and extension instructors (students in vocational and technological education at high level) also make up the project team at the same time they are impacted by it. The intention to promote scientific education in the early years is materialized in the project through practical activities carried out at CEFET-RJ facilities, such as visits to the Biology laboratory and to the Forest.-
Descrição: dc.description35 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização científica-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento científico-
Palavras-chave: dc.subjectDivulgação científica-
Palavras-chave: dc.subjectExtensão-
Palavras-chave: dc.subjectAnos iniciais-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino da Ciência-
Palavras-chave: dc.subjectDifusão de conhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Palavras-chave: dc.subjectScientiic literacy-
Palavras-chave: dc.subjectScientific dissemination-
Palavras-chave: dc.subjectExtension-
Palavras-chave: dc.subjectEarly years-
Título: dc.titlePara além dos muros da escola: relato de um projeto de divulgação científica para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.