QUALIFICAÇÃO E CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA PARA O SETOR DE TURISMO / HOSPITALIDADE

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorQuelhas, Osvaldo Luiz Gonçalves-
Autor(es): dc.contributorCPF:20055676522-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791688P2-
Autor(es): dc.contributorCosta, Stella Regina Reis da-
Autor(es): dc.contributorCPF:71231412704-
Autor(es): dc.creatorFaria, Ana Maria Rocha-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:36:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:36:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2008-10-24-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2003-02-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/20831-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753780-
Descrição: dc.descriptionThe objective of the present work went discuss it remains to qualification and the professional training in the tourist and hotel companies as one of the decisive strategic factors for the obtaining of the good result of its enterprises, as well as responsible largely for the success of the same ones. It was verified through studies, researches, managers' depositions and executives during the rising of data fact in elapsing of this investigation, that most of the professionals of the area just possesses empiric formation. Read with the hypothesis that the Brazilian hostelry registers accentuated need of professional formation for all the levels of the reception areas, management, restaurant, cooks and administration, that it should be based on a generality formation, more adapted to the demands of the section. The used methodology bases on the qualitative and quantitative research which limited to the period of 2002 and, whose universe embraced forty identified hotels of the city of Rio de Janeiro. As instrument of collection of data was used questionnaire which it was applied ten individuals between executives and operational managers, corresponding at 25% of the considered population. After comparative analysis between the result of the research and the revision of the literature the data aimed that has special meaning for this study in relation with all its challenges, the executives and managers of the nets consultation object when they indicate that the hotels are extremely faulty in the attempt of elevating the its employees' capacity to face the emergent demands of the market. Thus, the product of this work constitutes a valuable contribution concerning the understanding of the impact of the qualification and training of human resources for the competitiveness of the hotel companies, still stimulating plus, the discussion of several of its aspects and consequences.-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Federal Fluminense-
Descrição: dc.descriptionO objetivo do presente trabalho foi discutir sobre a qualificação e a capacitação profissional nas empresas turísticas e hoteleiras como um dos fatores estratégicos decisivos para a obtenção do bom resultado de seus empreendimentos, bem como responsáveis em grande parte pelo sucesso dos mesmos. Verificou-se através de estudos, pesquisas, depoimentos de empresários e executivos durante o levantamento de dados feito no decorrer desta investigação, que a maioria dos profissionais da área possui apenas formação empírica. Lida com a hipótese de que a hotelaria brasileira registra acentuada necessidade de formação profissional para todos os níveis das áreas de recepção, governança, restaurante, cozinha e administração, que deve estar baseada em uma formação generalista, mais apropriada às demandas do setor. A metodologia utilizada baseia-se na pesquisa qualitativa e quantitativa a qual restringiu-se ao período de 2002 e, cujo universo abrangeu quarenta hotéis identificados da cidade do Rio de Janeiro. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se questionário o qual foi aplicado a dez indivíduos entre executivos e gerentes operacionais, correspondendo a 25% da população considerada. Após análise comparativa entre o resultado da pesquisa e a revisão da literatura os dados apontaram que tem especial significado para este estudo dentre todos os seus desafios, os executivos e gerentes das redes objeto de consulta quando indicam que os hotéis são extremamente deficientes na tentativa de elevar a capacidade de seus empregados para enfrentar as demandas emergentes do mercado. Assim, o produto deste trabalho constitui uma valiosa contribuição acerca da compreensão do impacto da qualificação e capacitação de Recursos Humanos para a competitividade das empresas hoteleiras, estimulando ainda mais, a discussão de vários de seus aspectos e conseqüências.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Sistemas de Gestão-
Publicador: dc.publisherSegurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectQualificação, Capacitação Profissional, Turismo/Hospitalidade.-
Palavras-chave: dc.subjectQualification, Professional Training, Tourism/Hospitality.-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titleQUALIFICAÇÃO E CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA PARA O SETOR DE TURISMO / HOSPITALIDADE-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.