O letramento informacional na biblioteca escolar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Elisabete Gonçalves de-
Autor(es): dc.contributorCabral, Rosimere Mendes-
Autor(es): dc.contributorBadini, Sandra Borges-
Autor(es): dc.creatorSantelli, Sabrina Barcellos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:36:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:36:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-01-17-
Data de envio: dc.date.issued2017-01-17-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/2748-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753764-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho aborda o tema letramento informacional na biblioteca escolar. Este, primeiramente se baseia fazendo um apanhado histórico sobre como, quando e onde, as bibliotecas escolares começaram a ser implantadas no Brasil. Aborda a importância da biblioteca escolar para o incentivo à leitura e ao letramento informacional e de como esta é capaz de formar cidadãos leitores, além de desempenhar sua função social na escola. Faz uma comparação entre alfabetização e letramento, evidenciando suas principais características e sua suma importância para toda uma sociedade. Explica o papel essencial do bibliotecário para que haja um despertar de interesse pela leitura nos alunos, e de como este profissional passou a ser imprescindível no âmbito educacional, devido a grande massa informacional e ao seu principal objetivo, que é a formação de alunos-leitores, criando uma visão de que a leitura também é lazer e que ao mesmo tempo desempenha a função de disseminar saberes de todo o mundo. Aponta a importância do profissional bibliotecário para ajudar no desenvolvimento do letramento informacional nos alunos, mas que este deve trabalhar conjuntamente com outros funcionários da escola, para que haja um maior desempenho intelectual e seja exercido um trabalho de qualidade e que obtenha sucesso. Explica a importância da leitura para o aprimoramento da escrita e para o exercício da cidadania. Desperta através da lei 12.244/10 a esperança de que haverá os profissionais adequados na biblioteca e com a construção de bibliotecas em todas as escolas, independente de serem públicas ou privadas. Evidencia a necessidade de programas de incentivo à leitura, a falta de investimento nas bibliotecas por parte dos governos, e a desvalorização da leitura na grande massa populacional-
Descrição: dc.descriptionThis paper discusses the informational literacy theme in the school library. The first is based on making a historical overview on how, when and where school libraries began to be implemented in Brazil. Discusses the importance of the school library to encourage reading and information literacy and how it is able to form readers citizens, in addition to performing its social function in school. Makes a comparison between teach to read and to write and competence in reading and writing: be able to read, understand and interpret. Showing its main characteristics and its great importance for the whole society. Explains the essential role of the librarian so that there is an awakening of interest in reading among students, and how this professional has become essential in the education sector due to large informational mass and to its main objective, which is the training of students-readers creating a view that reading is also leisure and at the same time performs the function of spreading knowledge of the world. Points out the importance of the librarian to help in the development of information literacy in students, but this should work together with other school staff, so there is a greater intellectual performance and is exercised quality work and get success. Explains the importance of reading for writing improvement and citizenship. Awake by law 12,244/10 the hope that there will be appropriate professionals in the library and the construction of libraries in all schools, whether they are public or private. It highlights the need for encouraging reading programs, the lack of investment in libraries by governments, and the devaluation of reading in large population mass-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectBiblioteca escolar-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento informacional-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização-
Palavras-chave: dc.subjectBibliotecário-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Palavras-chave: dc.subjectEscrita-
Palavras-chave: dc.subjectFunção social-
Palavras-chave: dc.subjectCidadania-
Palavras-chave: dc.subjectAlunos-
Palavras-chave: dc.subjectBiblioteca escolar-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento-
Palavras-chave: dc.subjectCompetência em informação-
Palavras-chave: dc.subjectIncentivo à leitura-
Palavras-chave: dc.subjectBibliotecário - aspecto social-
Palavras-chave: dc.subjectSchool library-
Palavras-chave: dc.subjectInformation literacy-
Palavras-chave: dc.subjectLiteracy-
Palavras-chave: dc.subjectLibrarian-
Palavras-chave: dc.subjectReading-
Palavras-chave: dc.subjectWriting-
Palavras-chave: dc.subjectSocial role-
Palavras-chave: dc.subjectCitizenship-
Palavras-chave: dc.subjectStudents-
Título: dc.titleO letramento informacional na biblioteca escolar-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.