Contação de história e educação ambiental no ensino de ciências na educação infantil

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSalomão, Simone Rocha-
Autor(es): dc.contributorSalomão, Simone Rocha-
Autor(es): dc.contributorBertagna, Maína-
Autor(es): dc.contributorAmaral, Marise Basso-
Autor(es): dc.contributorMarinho, Elysiane de Barros-
Autor(es): dc.creatorPelliccione, Isabela de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:36:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:36:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-10-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/31897-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753763-
Descrição: dc.descriptionO trabalho com Ciências na Educação Infantil tem sido valorizado como importante elemento para o desenvolvimento cognitivo e cultural das crianças e sua potencialidade, bem como os desafios para sua realização, são discutidos por diversas pesquisas. Nesse cenário, a contação de histórias e as atividades lúdicas e investigativas se destacam como recursos valiosos. O presente trabalho teve como objetivo refletir sobre a importância da contação de história na Educação Infantil para o ensino de Ciências, dando destaque a aspectos ambientais, a fim de estimular a sensibilização ambiental nos estudantes, notadamente, com relação ao ambiente marinho. A pesquisa qualitativa foi realizada com duas turmas de Educação Infantil de uma Unidade da Rede Municipal de Niterói/RJ, contando com 32 crianças de idade em torno de 5 anos. A metodologia foi desenvolvida ao longo de três encontros com cada turma. Inicialmente, foi realizada a contação de história do livro “No Imenso Mar Azul”, de Ana Maria Machado, com utilização de painel de feltro retratando os elementos da história. A narrativa apresenta os perigos que o mar oferece a um filhote de peixinho e a amizade que surge entre ele e um menino. Na sequência, realizou-se uma roda de conversa explorando aspectos da história e sua compreensão pelas crianças. Ao final do 1º encontro, foi pedido que elas desenhassem a si mesmas com o peixinho protagonista da história. No 2º encontro foi realizada a observação de exemplares de uma coleção científica de peixes da Baía de Guanabara e a produção de desenhos sobre a coleção. No terceiro encontro, foi desenvolvida uma atividade prática de simulação da poluição marinha e uma roda de conversa, utilizando diversos materiais e imagens impressas de cenas de poluição marinha e de animais sofrendo seus impactos. A participação das crianças nas atividades, que foi registrada em áudio, e os desenhos produzidos foram analisados qualitativamente. Os resultados reforçam a potência da contação de história e das atividades práticas e lúdicas para discutir temas de Ciências com as crianças, no caso ampliando seus conhecimentos prévios sobre a vida marinha e sensibilizando-as para pensar criticamente as ações antrópicas nesses ambientes.-
Descrição: dc.descriptionWorking with Science in childhood education has been valued as an important element for the cognitive and cultural development of children and its potential, as well as the challenges for its achievement, are discussed in several studies. In this scenario, storytelling and playful and investigative activities stand out as valuable resources. The present work aimed to investigate the importance of storytelling in childhood education for Science teaching, highlighting environmental issues, in order to stimulate environmental awareness in children, notably in relation to the marine environment. The qualitative research was carried out with two childhood education classes from a Municipal Network Unit in Niterói/RJ, with 32 children aged around 5 years. The methodology was developed over three meetings with each class. Initially, the story of the book “No Imenso Mar Azul”, by Ana Maria Machado, was told, using a felt panel portraying the elements of the story. The narrative presents the dangers that the sea offers to a baby fish and the friendship that emerges between him and a boy. Afterwards, a conversation circle was held exploring aspects of the story and its understanding by children. At the end of the first meeting, they were asked to draw themselves with the fish that is the protagonist of the story. At the 2nd meeting, specimens from a scientific collection of fish from Guanabara Bay were observed and drawings were produced about the collection. In the third meeting, a practical activity simulating marine pollution and a conversation circle was developed, using various materials and printed images of scenes of marine pollution and animals suffering its impacts. The children's participation in the activities, which was recorded in audio, and the drawings produced were qualitatively analyzed. The results reinforce the power of storytelling and practical and playful activities to discuss Science topics with children, in this case expanding their prior knowledge about marine life and sensitizing them to think critically about human actions in these environments.-
Descrição: dc.description71 p.-
Formato: dc.formatapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil, ensino de ciências, educação ambiental, contação de história, desenho infantil-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino da Ciência, Educação ambiental, Contador de história, Educação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectChildhood education, science teaching, environmental education, storytelling, children’s drawing-
Título: dc.titleContação de história e educação ambiental no ensino de ciências na educação infantil-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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