
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Amaral, Marise Basso | - |
| Autor(es): dc.contributor | Varela, Gustavo Henrique | - |
| Autor(es): dc.contributor | Lazzaroni, Alberto Alexandre | - |
| Autor(es): dc.contributor | Spiegel, Carolina Nascimento | - |
| Autor(es): dc.creator | Capistrano Júnior, Robson | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:36:31Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:36:31Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-31 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/29587 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753752 | - |
| Descrição: dc.description | Com o surgimento de meios de comunicação no decorrer do desenvolvimento humano, novas formas de enviar e receber informações foram aparecendo. Com o aperfeiçoamento da internet diversas redes sociais tomaram espaço desde sua criação, dentre elas está a plataforma de vídeos do Google, o Youtube. Qualquer usuário pode enviar e assistir vídeos em canais. Com isso, diversos canais de diferentes temas são produzidos. Diante a esses acontecimentos, o trabalho tem o objetivo de analisar canais e classificar a forma que eles tratam os assuntos e temas científicos. Essa classificação utilizou temas pesquisados na internet classificados como científicos, pseudocientíficos e negacionistas. Com isso, fizemos um questionário no Google Forms o qual foi enviado a alunos do ensino médio. Com os resultados, foi observado que os alunos têm mais interesse em temas científicos, porém buscam mais por canais que tratam conceitos científicos com pouco aprofundamento. Foi observado também que canais negacionistas à ciência estão apresentando um alcance igual ou maior que alguns canais dedicados à ciência selecionados para esse trabalho. | - |
| Descrição: dc.description | The emergence of means of communication in the course of human development, new ways of sending and receiving information have appeared. With the improvement of the internet, several social networks have taken place since its creation, among them is Google's video platform, Youtube. Any user can upload and watch videos on channels. With this, several channels of different themes are acquired. In the face of these events, the work aims to analyze channels and classify a way that they deal with scientific subjects and themes. This classification uses themes researched on the internet classified as scientific, pseudoscientific and negationist. With that, regulate a requirement in Google Forms and send it to high school students. With the results, it was observed that students are more interested in scientific themes, but with greater interest in channels that deal with scientific concepts with little depth. It was also noted that negative channels for science are increasing their reach to equal or greater than some channels dedicated to science selected for this work. | - |
| Descrição: dc.description | 113 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Open Access | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Youtube | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Divulgação científica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pseudociência | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Negacionismo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | YouTube (Recurso eletrônico) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Comunicação científica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pseudosofia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | infodemia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa comportamental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Youtube | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Scientific divulgation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pseudoscience | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Negationism | - |
| Título: dc.title | "Fala galera"! Investigando discussões sobre ciências em diversos canais do YouTube | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: