Desenvolvimento de um sistema acadêmico-administrativo web com foco em usabilidade e acessibilidade

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSalgado, Luciana Cardoso de Castro-
Autor(es): dc.contributorCafezeiro, Isabel Leite-
Autor(es): dc.contributorViterbo Filho, José-
Autor(es): dc.creatorRodríguez, Gabriel Guadalupe-
Autor(es): dc.creatorRamos, Marcela Corrêa Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:36:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:36:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-11-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-11-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/8528-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753726-
Descrição: dc.descriptionA universidade têm se tornado cada vez mais informatizada, com isso a demanda pela criação de sistemas acadêmicos-administrativos tem crescido. É importante que esses sistemas sejam acessíveis para todos, com isso a importância da acessibilidade e usabilidade desde o início do processo de desenvolvimento, entretanto, existe uma complexidade para a criação de sistemas com foco em acessibilidade e usabilidade. Neste trabalho é demonstrado o desenvolvimento de um sistema no qual aplicam-se as diretrizes da Web Content Accessibility Guidelines (WCAG) e as 10 heurísticas de Nielsen. Juntamente com as necessidades de usabilidade e acessibilidade, foram identificadas as necessidades e problemas dos estudantes e das coordenações para que pudéssemos agilizar e informatizar alguns processos realizados por ambos. Desta forma nosso objetivo se tornou não somente solucionar os problemas identificados como também garantir que a nossa solução seja acessível à todos. Para isso, foi feita uma análise de sistemas semelhantes além da utilização de questionários e entrevistas para levantar requisitos e elaborar a criação de personas e cenários que nos ajudaram a entender o problema e desenvolver o sistema. A fim de garantir que o resultado produzido estava correto, avaliamos o nível de acessibilidade e usabilidade, através de ferramentas automáticas e um questionário proposto para avaliar a usabilidade e acessibilidade. Ambos os métodos nos permitiram concluir que o sistema desenvolvido está complacente com as diretrizes WCAG e as heurísticas de Nielsen. O sistema atende as necessidades dos alunos e das coordenações dos cursos de graduação da Universidade Federal Fluminense, contemplando diversas atividades realizadas por ambos os citados, tendo o foco principal nas atividades do período de ajustes, que foram as identificadas como as principais para os alunos. Ele também foi desenvolvido visando ser acessível e responsivo para diversos dispositivos móveis. Concluímos através dos resultados obtidos que a metodologia utilizada foi adequada, pois resultou em um sistema com boa acessibilidade, usabilidade e aderente as necessidades dos usuários-
Descrição: dc.descriptionUniversities have become more and more computerized, and, because of that, there’s an ever higher demand on developing academic-administrative systems. It is important that these systems be accessible to everyone, therefore it is crucial that said accessibility be in mind from the very beginning of the development process. There is, however, a further step of complexity in the creation of systems focused on accessibility and usability. In this work, we demonstrate the development of our system, which follows the Web Content Accessibility Guidelines (WCAG) directives and also Nielsen’s 10 Usability Heuristics. Interwoven with the two abovementioned needs, we were able to identify some necessities and problems from students and coordinations that could be improved by introducing an informational system. Our goal, then, became not only to solve those problems, but also to make sure that each and every user is able to access every piece of content of the system. To achieve that, steps such as the analysis of similar systems, the application of questionnaires and the interviewing of possible users were done, in order to elaborate system requirements, user personas/scenarios, with the sole purpose of assisting us with the process of understanding the problems we faced and developing the system. With the purpose of guaranteeing the desired result, we evaluated the levels of accessibility and usability, through the use of automated tools and a questionnaire used to assess the two concepts. Both methods allowed us to reach the conclusion that the developed system is in agreement with the WCAG guidelines and Nielsen’s heuristics. Our system meets the needs of students and coordinations of the Federal Fluminense University, contemplating many tasks labeled as being of high priority in our survey, with the main focus being on the activities revolving around the beginning of a semester. It also was developed to be responsive and accessible while browsing from mobile devices. Finally, we concluded through our results that the adopted methodology was suitable, as it guided us to develop a system with not only good user accessibility and usability, but also that meets user’s needs-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAcessibilidade web-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento de sistemas web-
Palavras-chave: dc.subjectUsabilidade web-
Palavras-chave: dc.subjectAplicação web-
Palavras-chave: dc.subjectUsabilidade web-
Palavras-chave: dc.subjectWeb accessibility-
Palavras-chave: dc.subjectWeb systems development-
Palavras-chave: dc.subjectWeb usability-
Título: dc.titleDesenvolvimento de um sistema acadêmico-administrativo web com foco em usabilidade e acessibilidade-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.