Pedagogia Waldorf: um estudo de caso

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Autor(es): dc.contributorLankenau, Teresinha de Jesus Gomes-
Autor(es): dc.creatorPinto, Maria José de Prét-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:36:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:36:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-07-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-07-
Data de envio: dc.date.issued1987-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/11922-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753721-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa, um estudo de caso, descreve e analisa a prática pedagógica "waldorfiana" realizada no Jardim-Escola Micael baseada nos princípios preconizados por Steiner. Para a compreensão da Pedagogia Waldorf foi necessário situá-la num contexto mais amplo e maus complexo da cosmovisão que constitui a sua base- A Antroposofia. Este referencial teórico determinou os aspectos a serem considerados nas entrevistas com os professores e a na observação realizada no Jardim-Escola Micael. O estudo e análise permitiram chegar a algumas respostas sobre as seguintes indagações: Até que ponto, atualmente, as escolas "waldorfianas" refletem, em sua prática pedagógica, os princípios preconizados por Stainer? Que semelhanças e divergências existem entre algumas ideias de Steiner e a posição de outros autores? Que aspectos desse sistema pedagógico poderiam ser aplicados nas escolas da rede de ensino em geral? Que papel a Pedagogia Waldorf desempenha atualmente? Observou-se que a prática pedagógica no Jardim-Escola Micael reflete, fielmente, os princípios preconizados por Steiner. Concluiu-se que se trata de um enfoque pedagógico original, sendo difícil a comparação com outras teorias devido a escala de valores que o embasa. Parece, entretanto, que há possibilidade de adequação de algumas de suas atividades às escolas da rede de ensino em geral, já que tais atividades podem também satisfazer a outras concepções pedagógicas. Assim sendo, entende-se ser válida a inclusão da Pedagogia Waldorf às discussões sobre a educação brasileira, já que uma sociedade democrática e pluralista deve garantir o espaço para um livre questionamento de valores-
Descrição: dc.description150f-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPrática pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectAntroposofia-
Palavras-chave: dc.subjectPrática pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectAntroposofia-
Palavras-chave: dc.subjectProdução intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectJardim de infância-
Título: dc.titlePedagogia Waldorf: um estudo de caso-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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