Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lankenau, Teresinha de Jesus Gomes | - |
Autor(es): dc.creator | Pinto, Maria José de Prét | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:36:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:36:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 1987 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/11922 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753721 | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa, um estudo de caso, descreve e analisa a prática pedagógica "waldorfiana" realizada no Jardim-Escola Micael baseada nos princípios preconizados por Steiner. Para a compreensão da Pedagogia Waldorf foi necessário situá-la num contexto mais amplo e maus complexo da cosmovisão que constitui a sua base- A Antroposofia. Este referencial teórico determinou os aspectos a serem considerados nas entrevistas com os professores e a na observação realizada no Jardim-Escola Micael. O estudo e análise permitiram chegar a algumas respostas sobre as seguintes indagações: Até que ponto, atualmente, as escolas "waldorfianas" refletem, em sua prática pedagógica, os princípios preconizados por Stainer? Que semelhanças e divergências existem entre algumas ideias de Steiner e a posição de outros autores? Que aspectos desse sistema pedagógico poderiam ser aplicados nas escolas da rede de ensino em geral? Que papel a Pedagogia Waldorf desempenha atualmente? Observou-se que a prática pedagógica no Jardim-Escola Micael reflete, fielmente, os princípios preconizados por Steiner. Concluiu-se que se trata de um enfoque pedagógico original, sendo difícil a comparação com outras teorias devido a escala de valores que o embasa. Parece, entretanto, que há possibilidade de adequação de algumas de suas atividades às escolas da rede de ensino em geral, já que tais atividades podem também satisfazer a outras concepções pedagógicas. Assim sendo, entende-se ser válida a inclusão da Pedagogia Waldorf às discussões sobre a educação brasileira, já que uma sociedade democrática e pluralista deve garantir o espaço para um livre questionamento de valores | - |
Descrição: dc.description | 150f | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática pedagógica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Antroposofia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática pedagógica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Antroposofia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produção intelectual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jardim de infância | - |
Título: dc.title | Pedagogia Waldorf: um estudo de caso | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: