Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Tiriba, Lia Vargas | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:73612324772 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797892A6 | - |
Autor(es): dc.contributor | Frigotto, Gaudencio | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:12635707049 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780705Y6/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4780705Y6 | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Dora Henrique da | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:46321000622 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7409065074183062 | - |
Autor(es): dc.contributor | Corrêa, Vera Maria de Almeida | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:46421143322 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8281651672874018 | - |
Autor(es): dc.creator | Castro, Ana Cristina Costa dos Santos de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:36:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:36:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-12-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/17195 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753706 | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação de mestrado tem por objetivo, trazer à tona as condições de vida e de trabalho da população atendida pela escola pública população esta que vem sofrendo com intensidade as contradições entre capital e trabalho. Para isso, buscaremos identificar as estratégias de trabalho e de sobrevivência necessárias para a reprodução da unidade doméstica, ou seja, da família dos estudantes e dos trabalhadores da educação resgatando os saberes sobre mundo do trabalho. O entendimento de como vivem ou sobrevivem nossos estudantes e suas famílias, que concepção de trabalho, de educação construíram até aqui, quais as relações que estabelecem entre trabalho e educação, ou seja, o conhecimento da realidade dos estudantes em sua materialidade contribuirá para elaboração de um projeto de escola mais condizente com seus anseios e mais eficiente em devolver às classes trabalhadoras os conhecimentos que historicamente elas mesmas produziram e dos quais foram alijadas. A pesquisa foi realizada na E.M. Paulo Freire. A metodologia utilizada foi a pesquisa-participativa, visto que estando em contato direto com as famílias pertencentes à escola e sendo membro participante desse processo, a pesquisa será também uma intervenção na realidade. Nesta pesquisa partirmos do pressuposto de que, além do trabalho assalariado, a classe trabalhadora desenvolve um conjunto de práticas econômicas e sociais necessárias para garantir a reprodução ampliada da vida. Essa expressão se contrapõe à reprodução ampliada do capital e diz respeito não apenas a reprodução biológica da vida, mas levam em conta múltiplos aspectos da formação humana, tais como educação, atividades culturais, recreativas etc... | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Educação | - |
Publicador: dc.publisher | Educação | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sobrevivência | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | Estratégias de trabalho e de sobrevivência : o que a escola pública tem a ver com isso ? | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: