Estratégias de trabalho e de sobrevivência : o que a escola pública tem a ver com isso ?

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTiriba, Lia Vargas-
Autor(es): dc.contributorCPF:73612324772-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797892A6-
Autor(es): dc.contributorFrigotto, Gaudencio-
Autor(es): dc.contributorCPF:12635707049-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780705Y6/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4780705Y6-
Autor(es): dc.contributorCosta, Dora Henrique da-
Autor(es): dc.contributorCPF:46321000622-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7409065074183062-
Autor(es): dc.contributorCorrêa, Vera Maria de Almeida-
Autor(es): dc.contributorCPF:46421143322-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8281651672874018-
Autor(es): dc.creatorCastro, Ana Cristina Costa dos Santos de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:36:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:36:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2008-12-12-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17195-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753706-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação de mestrado tem por objetivo, trazer à tona as condições de vida e de trabalho da população atendida pela escola pública população esta que vem sofrendo com intensidade as contradições entre capital e trabalho. Para isso, buscaremos identificar as estratégias de trabalho e de sobrevivência necessárias para a reprodução da unidade doméstica, ou seja, da família dos estudantes e dos trabalhadores da educação resgatando os saberes sobre mundo do trabalho. O entendimento de como vivem ou sobrevivem nossos estudantes e suas famílias, que concepção de trabalho, de educação construíram até aqui, quais as relações que estabelecem entre trabalho e educação, ou seja, o conhecimento da realidade dos estudantes em sua materialidade contribuirá para elaboração de um projeto de escola mais condizente com seus anseios e mais eficiente em devolver às classes trabalhadoras os conhecimentos que historicamente elas mesmas produziram e dos quais foram alijadas. A pesquisa foi realizada na E.M. Paulo Freire. A metodologia utilizada foi a pesquisa-participativa, visto que estando em contato direto com as famílias pertencentes à escola e sendo membro participante desse processo, a pesquisa será também uma intervenção na realidade. Nesta pesquisa partirmos do pressuposto de que, além do trabalho assalariado, a classe trabalhadora desenvolve um conjunto de práticas econômicas e sociais necessárias para garantir a reprodução ampliada da vida. Essa expressão se contrapõe à reprodução ampliada do capital e diz respeito não apenas a reprodução biológica da vida, mas levam em conta múltiplos aspectos da formação humana, tais como educação, atividades culturais, recreativas etc...-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação-
Publicador: dc.publisherEducação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias-
Palavras-chave: dc.subjectSobrevivência-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleEstratégias de trabalho e de sobrevivência : o que a escola pública tem a ver com isso ?-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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