Mulher: a trajetória do som do primeiro longa metragem synchronizado da Cinédia

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNúñez, Fabián Rodrigo Magioli-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3841971700330998-
Autor(es): dc.contributorSouza, Carlos Roberto Rodrigues de-
Autor(es): dc.contributorCosta, Fernando Morais da-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1673599578496959-
Autor(es): dc.creatorCosta, Joice Scavone-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:36:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:36:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-22-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30883-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753699-
Descrição: dc.descriptionO filme Mulher (1931), de Octávio Gabus Mendes, suscita diferentes questões acerca da cinematografia brasileira. Tendo como fonte principal os discos Vitaphone originais, e acesso à vasta documentação do Arquivo Cinédia, foi possível diferenciar as características do acompanhamento sonoro de cada versão. Comparamos os temas de 1931 à nova trilha sonora composta em 1977. E visamos compreender o que seria a obra originária a partir da investigação da restauração de 2004 – que incorpora a trilha sonora vitaphonizada ao filme – e do contexto histórico-social da passagem do cinema silencioso para o sonoro, de forma a estabelecer um diálogo entre as diferentes concepções expressas pelos jornalistas da revista Cinearte a respeito do uso do som no cinema. Ponderamos o conjunto de noções da linguagem cinematográfica aplicadas por eles à realização deste primeiro filme sonoro da produtora Cinédia, a fim de apresentar as particularidades do estilo, da estética e da tecnologia da obra e a sua especificidade diante das exigências e problematizações no contexto da sua restauração sonora-
Descrição: dc.descriptionThe film Mulher (1931), by Octávio Gabus Mendes, raises several issues on Brazilian cinematography. Based mainly upon the original Vitaphone records as well as the vast documentation of the Cinédia Archives, it was possible to describe the characteristics of the sound follow up of each of its versions. We have compared the 1931 themes to the new soundtrack composed in 1977. Our aim was to understand what the original work would be like based on the investigation of its restoration in 2004 – which incorporates the movie vitaphonized soundtrack – as well as the historical and social context during the transition of silent movies into talking pictures, in order to establish a dialog between the different concepts carried out by magazine Cinearte journalists on the use of sound in the cinema. We have reflected upon the range of notions of the cinematographic language used by them in the production of this first talking picture by Cinédia in order to introduce the specifics of its style, esthetics and technology as well as its particularities in view of the demands and issues of the context in which its sound restoration has taken place-
Descrição: dc.description169 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectRestauração de som-
Palavras-chave: dc.subjectEstúdios cinédia-
Palavras-chave: dc.subjectHistória do cinema brasileiro-
Palavras-chave: dc.subjectPreservação de filmes-
Palavras-chave: dc.subjectCinema brasileiro - crítica e interpretação-
Palavras-chave: dc.subjectEstúdio de som-
Palavras-chave: dc.subjectCinédia-
Palavras-chave: dc.subjectBrazilian cinema history-
Palavras-chave: dc.subjectSound restoration-
Palavras-chave: dc.subjectCinédia studios-
Palavras-chave: dc.subjectFilm preservation-
Título: dc.titleMulher: a trajetória do som do primeiro longa metragem synchronizado da Cinédia-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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