Música, educação e democracia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBannell, Ralph Ings-
Autor(es): dc.contributorCPF:32306035622-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763722P6-
Autor(es): dc.contributorFrigotto, Gaudencio-
Autor(es): dc.contributorCPF:12635707049-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780705Y6/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4780705Y6-
Autor(es): dc.contributorSemeraro, Giovanni-
Autor(es): dc.contributorCPF:22138307115-
Autor(es): dc.contributorhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4795601J1-
Autor(es): dc.contributorTourinho, Irene-
Autor(es): dc.contributorCPF:35268959622-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796352E4-
Autor(es): dc.contributorKonder, Leandro Augusto Marques Coelho-
Autor(es): dc.contributorCPF:04023569822-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727457A9-
Autor(es): dc.creatorSantos, Marco Antonio Carvalho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:36:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:36:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2006-08-04-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2004-08-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18876-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753694-
Descrição: dc.descriptionThis work discusses musical education departing from a view of music as praxis. It tries to situate this teaching both in the context of the tense and contradictory relations established between education and democracy in Brazil and before the new configurations in the field of culture in the contemporary capitalist societies, marked by what Jameson characterized as a fusion between culture and economy. Adorno s analysis of the transformations in the field of culture, and more specifically, of music has produced an analytical tool considered essential for the understanding of the phenomena here approached. The project entitled Música na Escola (Music at School), developed by Conservatório Brasileiro de Música (Brazilian Conservatory of Music) and Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (Municipal Secretary of Education in Rio de Janeiro) between 1999 and 2002 is looked into as an educational experience which attempted to propose pathways for musical education and, despite the fact it was interrupted, it enables reflections upon some quandaries and limitations of the educational politics in the teaching of music.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho discute a educação musical a partir de uma visão da música como práxis, procurando situá- la, de um lado, no contexto das relações tensas e contraditórias que se estabelecem entre educação e democracia no Brasil e, de outro, diante das novas configurações do campo da cultura nas sociedades capitalistas contemporâneas, marcadas pelo que Jameson caracterizou como fusão entre cultura e economia. A análise realizada por Adorno das transformações no campo da cultura e, mais especificamente, da música produziu um instrumental teórico aqui considerado indispensável à compreensão dos fenômenos abordados. O Projeto Música na Escola, desenvolvido pelo Conservatório Brasileiro de Música e pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro no período de 1999 a 2002 é estudado como uma experiência educativa que tentou propor caminhos para a educação musical e, apesar de interrompido, possibilita reflexões sobre alguns impasses e limitações das políticas educacionais na área de música.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação-
Publicador: dc.publisherEducação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica na educação-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleMúsica, educação e democracia-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.