Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Marques, Marcelo Monteiro | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Rafael Ferreira da | - |
Autor(es): dc.contributor | Quattrociocchi, Daniel Garcez Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Júlio César Martins da | - |
Autor(es): dc.creator | Florentino, Geovanna Batista | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:36:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:36:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/26378 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753684 | - |
Descrição: dc.description | O uso das oficinas temáticas como ferramenta metodológica no ensino de química tem sido bastante comum nos últimos anos por proporcionar contextualização e experimentação relacionados a vivências dos estudantes. Muitas das dificuldades dos alunos se relacionam com os conteúdos em que é necessário realizar cálculos matemáticos, como o tópico de soluções químicas. Por isso, elaborou-se e aplicou-se uma oficina temática de perfumes envolvendo tal conteúdo, para uma turma de terceira série do ensino médio regular de uma escola pública federal, localizada em Niterói-RJ. O presente trabalho buscou problematizar os padrões de consumo e de beleza vendidos nas redes sociais e atingem principalmente os jovens, gerando dismorfia de imagem e questões de autoestima. Através de uma problemática presente no dia a dia dos alunos, foi possível articular conhecimentos químicos, sociais e históricos e promover uma aprendizagem efetiva sobre o conteúdo proposto. | - |
Descrição: dc.description | The use of thematic workshops as a methodological tool in the teaching of chemistry has been quite common in recent years for providing contextualization and experimentation related to students' experiences. Many of the students' difficulties are related to the contents in which it is necessary to perform mathematical calculations, such as the topic of chemical solutions. Therefore, a thematic workshop on perfumes involving such content was developed and applied to a third grade class of regular high school at a federal public school, located in Niterói-RJ. The present work sought to problematize the consumption and beauty patterns sold on social networks and affect mainly young people, generating image dysmorphia and self-esteem issues. Through a problem present in the daily life of students, it was possible to articulate chemical, social and historical knowledge and promote effective learning about the proposed content. | - |
Descrição: dc.description | 92 f | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Oficina temática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contextualização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Soluções | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cosméticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Perfumes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino-aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rendimento escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Solução química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chemistry teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Thematic workshop | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contextualization | - |
Palavras-chave: dc.subject | Solutions | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cosmetics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Perfumes | - |
Título: dc.title | Química dos perfumes: elaboração e aplicação de uma oficina temática para o estudo de soluções no ensino médio | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: