Jogos eletrônicos na Base Nacional Comum Curricular e formação inicial dos professores de Educação Física: um estudo exploratório no Estado do Rio de Janeiro

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMattos, Luiz Otavio Mendes-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9111237561585952-
Autor(es): dc.contributorDias, Marcia Gonçalves-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7205701151357167-
Autor(es): dc.contributorDutra, Sergio Ricardo Aboud-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0287923733641807-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5716762816450019-
Autor(es): dc.creatorSouza, Felipe Baptista de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:36:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:36:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-04-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32563-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753681-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho, de caráter qualitativo descritivo, teve como objetivo identificar o objeto de conhecimento da Base Nacional Comum Curricular, os Jogos Eletrônicos, na formação de professores de Educação Física nas Licenciaturas em Educação Física das quatro Instituições de Ensino Superior Públicas do Estado do Rio de Janeiro. Para isso, prestou-se: a) revisar a literatura nacional sobre a temática dos Jogos Eletrônicos na área da Educação e da Educação Física e; b) analisar o currículo dos cursos de Licenciatura em Educação Física de quatro universidades públicas do Estado do Rio de Janeiro, quais sejam: UERJ, UFF, UFRJ, UFRRJ. Por meio do uso das técnicas de Análise Documental e de Análise de Conteúdos, para recolher os documentos das universidades, categorizar e interpretar os dados. Em face dos documentos obtidos das Instituições de Ensino Superior concebe-se que há indicativos de que o trato do conteúdo dos Jogos Eletrônicos nas Licenciaturas verificadas é insuficiente.-
Descrição: dc.descriptionThis qualitative descriptive work aimed to identify the object of knowledge of the Common National Curriculum Base, the Electronic Games, in the academic training of Physical Education teachers in Physical Education Degrees in the four Public Higher Education Institutions in the State of Rio de Janeiro. For this, it was provided: a) to review the national literature on the theme of Electronic Games in the area of Education and Physical Education and; b) analyze the curriculum of Licentiate Degree courses in Physical Education at four public universities in the State of Rio de Janeiro, namely: UERJ, UFF, UFRJ, UFRRJ. Through the use of Document Analysis and Content Analysis techniques, to collect documents from universities, categorize and interpret data. In view of the documents obtained from Higher Education Institutions, it is conceivable that there are indications that the treatment of the content of Electronic Games in the verified Licentiate Degrees is insufficient.-
Descrição: dc.description133 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFormação docente-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física-
Palavras-chave: dc.subjectJogo eletrônico-
Palavras-chave: dc.subjectJogo eletrônico-
Palavras-chave: dc.subjectFormação docente-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher education-
Palavras-chave: dc.subjectPhysical education-
Palavras-chave: dc.subjectElectronic games-
Título: dc.titleJogos eletrônicos na Base Nacional Comum Curricular e formação inicial dos professores de Educação Física: um estudo exploratório no Estado do Rio de Janeiro-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.