Conflitos e violência nas escolas municipais de Campos dos Goytacazes/RJ, entre os anos de 2014 e 2018

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Érica Terezinha Vieira de-
Autor(es): dc.contributorRocha, Érica Tavares da Silva-
Autor(es): dc.contributorSilva, Luciane Soares da-
Autor(es): dc.contributorMendes, Juliana Thimóteo Nazareno-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2260581634372755-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4360886585983665-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4360886585983665-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6168350093889354-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6216116041761426-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6053364123242032-
Autor(es): dc.creatorBueno Moço, Andréa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:36:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:36:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-13-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-13-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22538-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.22409/PPGDAP.2020.m.04192166771-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753679-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação nasce de uma inquietação diante das reclamações referentes aos conflitos ocorridos nas escolas da rede municipal de ensino de Campos dos Goytacazes/RJ. Considerando a escola como um importante espaço de socialização e de produção de conhecimento e, ao mesmo tempo, como espaço de reprodução da conflitividade social, buscamos refletir sobre as determinações dos conflitos escolares, suas relações com o território e, ainda, as demandas apresentadas pelos autores das reclamações. A partir de uma pesquisa documental, tendo como fonte os chamados “livros de ocorrência” da Assessoria de Gerência e Gestão Escolar da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte de Campos dos Goytacazes (SMECE), um setor que atua como auxiliar na gestão da escola, além de receber a apurar as reclamações ou denúncias de toda a comunidade escolar, foi possível identificar os principais conflitos envolvendo violência ocorridos nas escolas da rede municipal de Campos, no período entre 2014 e 2018, classificando-os de acordo com suas naturezas, escolas, bairros e demandas dos denunciantes ao realizar as reclamações. Reconhecemos que este trabalho apresenta limitações e lacunas que merecem novos desvelamentos, uma vez que não foi possível ir a campo para compreender as representações da comunidade escolar sobre o tema ora abordado, devido à pandemia de COVID-19. Nesse sentido, a metodologia utilizada contou com análise de um banco de dados produzido a partir de dados quantitativos extraídos dos “livros de ocorrência”, acompanhado por uma ampla pesquisa bibliográfica, que contou com a contribuição de autores como Henri Lefebvre (2001), David Harvey (2014), Caldeira (2003) e Zaluar (1994; 2007), referências importantes para refletirmos sobre a questão urbana e sua relação com o ambiente escolar. Contamos também com a contribuição das pesquisas de Bourdieu(2008), Ribeiro et al. (2003; 2008; 2010), Abramovay e Rua (2002) e Sposito (s.d.), destacando como os conflitos relacionados à questão urbana são gerenciados no espaço escolar, destavando a perspectiva da criminalização da pobreza e da coerção como mediações presentes no modo de enfrentamento destes pelo Estado. Este modo de gestão dos conflitos não apenas tem levado à reprodução da cultura da punição (CALDEIRA, 2003; BATISTA, 2012) e da violência simbólica (BOURDIEU, 1989) no espaço escolar, como também, vem alterando as relações sociais neste espaço, expressas pelos conflitos violentos, objeto deste estudo-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation is the result of a concern due to complaints regarding the conflicts that occurred in schools in the municipal school system in Campos dos Goytacazes / RJ. Considering the school as an important space for socialization and knowledge production and, at the same time, as a space for the reproduction of social conflict, we seek to reflect on the determinations of school conflicts, their relations with the territory and, still, the demands presented by the complainants. With documentary research, having as source the so-called “occurrence books” of the Management and School Management Advisory of the Municipal Secretariat of Education, Culture and Sport of Campos dos Goytacazes (SMECE) - sector that acts as an assistant in school management, in addition to from receiving and investigating the complaints of the entire school community -, it was possible to identify the main conflicts involving violence that occurred in the schools of the municipal network of Campos, in the period between 2014 and 2018, classifying them according to their natures, schools, neighborhoods, as well as the main demands of whistleblowers when making complaints. We recognize that this work has limitations and gaps that deserve further investigation, as it was not possible to go to the field to understand the representations of the school community on the topic addressed, due to the pandemic of COVID-19. In this sense, the methodology used relied on the analysis of a database produced from quantitative data extracted from the “occurrence book”, accompanied by extensive bibliographic research, with the contribution of authors such as Henri Lefebvre (2001), David Harvey (2014), Caldeira (2003) and Zaluar (1994; 2007), important references to reflect on the urban issue and its relationship with the school environment. In addition to them, we also have the contribution of research by Bourdieu (2008), Ribeiro et al. (2003; 2008; 2010) and Abramovay and Rua (2002), highlighting how conflicts related to the urban issue are managed in the school space, unveiling the perspective of the criminalization of poverty and coercion as mediations present in the way of confronting them by the State. This way of managing conflicts has not only led to the reproduction of the culture of punishment (CALDEIRA, 2003; BATISTA, 2012) and symbolic violence (BOURDIEU, 1989) in the school space, as well, it has been changing the social relations in this space, expressed by the violent conflicts, object of this study-
Descrição: dc.description131 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectConflitos-
Palavras-chave: dc.subjectEspaço escolar-
Palavras-chave: dc.subjectSegregação-
Palavras-chave: dc.subjectCrise urbana-
Palavras-chave: dc.subjectViolência na escola-
Palavras-chave: dc.subjectEspaço urbano-
Palavras-chave: dc.subjectConflito social-
Palavras-chave: dc.subjectSegregação na educação-
Palavras-chave: dc.subjectEscola municipal-
Palavras-chave: dc.subjectCampos dos Goytacazes (RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectConflicts-
Palavras-chave: dc.subjectSchool space-
Palavras-chave: dc.subjectSegregation-
Palavras-chave: dc.subjectUrban crisis-
Título: dc.titleConflitos e violência nas escolas municipais de Campos dos Goytacazes/RJ, entre os anos de 2014 e 2018-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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