Formação de professores para a EJA: uma análise a partir de artigos científicos publicados na plataforma CAPES

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVentura, Jaqueline Pereira-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Sandra Maciel de-
Autor(es): dc.creatorBraga, Maria Clara Gomes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:36:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:36:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-15-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-15-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15962-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753673-
Descrição: dc.descriptionEsta monografia, a partir de um trabalho de levantamento bibliográfico, identificou e analisou as discussões sobre a formação de professores para atuação na Educação de Jovens e Adultos. O campo empírico delimitado foi a plataforma de periódicos da CAPES. O estudo buscou compreender, através de um balanço das questões apresentadas nos artigos científicos, quais as principais questões e desafios dessa área. A pesquisa foi realizada a partir do levantamento e análise dos artigos publicados, no período de julho de 2006 até julho de 2019, na plataforma de periódicos da CAPES. Os descritores usados para localização dos textos foram “formação de professores na EJA”, além de, “formação de professores” e “educação de jovens e adultos”. Após amplo levantamento, foram selecionados 45 artigos que estavam de acordo com a temática pesquisada. Evidenciou-se o fato de que na CAPES a questão da formação docente para EJA vem sendo tratada como um tema menor, de menor destaque e atenção dos pesquisadores. Conclui-se que a EJA e, consequentemente, a formação de seus professores, ocupam ainda um lugar secundário e invisibilizado no ambiente acadêmico e na formação de professores para a educação básica dos jovens e adultos trabalhadores-
Descrição: dc.descriptionThis monograph, based on a bibliographic survey work, identified and analyzed discussions on teacher training to work in Youth and Adult Education. The delimited empirical field was CAPES's periodic platform. The study sought to understand, through a balance of the questions presented in scientific articles, what are the main questions and challenges of this area. The research was carried out from the survey and analysis of the articles published, from July 2006 to July 2019, on capes' journal platform. The descriptors used to locate the texts were "teacher training in the EJA", in addition to, "teacher training" and "education of young people and adults". After a broad survey, 45 articles were selected that were in accordance with the theme researched. It was evidenced that in CAPES the issue of teacher education for EJA has been treated as a minor theme, with less prominence and attention of researchers. It is concluded that the EJA and, consequently, the training of its teachers still occupy a secondary place and invisible in the academic environment and in the training of teachers for the basic education of working young people and adults-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de Jovens e Adultos-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores para EJA-
Palavras-chave: dc.subjectPeriódicos da CAPES-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de adultos-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professor-
Palavras-chave: dc.subjectPeriódico científico-
Palavras-chave: dc.subjectYouth and Adult Education-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher training for EJA-
Palavras-chave: dc.subjectCAPES journals-
Título: dc.titleFormação de professores para a EJA: uma análise a partir de artigos científicos publicados na plataforma CAPES-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.