Representação, performance e celebrificação no YouTube: uma análise do caso 'Boca Rosa'

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGomes, Laura Graziela Figueiredo Fernandes-
Autor(es): dc.contributorRamos, Jair de Souza-
Autor(es): dc.contributorTomaz, Renata-
Autor(es): dc.creatorFreitas, Marcela Rezende-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:36:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:36:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-13-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-13-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22045-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753670-
Descrição: dc.descriptionDiante da crescente relevância cultural da categoria “youtuber” em um contexto midiático brasileiro, este trabalho busca apresentar uma análise antropológica do processo de celebrificação de uma criadora de conteúdo a partir da plataforma do YouTube. Em um primeiro momento, foi apresentada uma revisão bibliográfica voltada para a noção de “cultura da celebridade” e suas transformações em meio a um cenário de espetacularização da vida cotidiana. Em seguida, foram debatidos os resultados de uma investigação etnográfica em torno da figura de Bianca Andrade, responsável pelo canal “Boca Rosa”, tendo como base discussões oferecidas pela tradição dos estudos da performance. A partir dessas análises, a popularização de Bianca em meio ao YouTube foi entendida como sendo resultado da construção colaborativa de uma personagem, fruto de suas interações com a audiência. Com isso, buscou-se contribuir para a apreensão do fenômeno dos youtubers no Brasil, assim como a expansão dos domínios dos estudos de celebridade no país e no contexto da Antropologia digital-
Descrição: dc.descriptionGiven the growing cultural relevance of the “youtuber” category in a Brazilian media context, this paper seeks to present an anthropological analysis of the process of celebrification of a content creator amidst the YouTube platform. At first, a literature analysis was presented surrounding the notion of “celebrity culture” and its transformations amid a scenario of spectacularization of everyday life. Then, the results of an ethnographic investigation around the figure of Bianca Andrade, responsible for the “Boca Rosa” channel, were debated, based on discussions offered by the tradition of performance studies. From these analyzes, the popularization of Bianca through YouTube was understood as a result of the collaborative construction of a character resulted from her interactions with the audience. Thus, we sought to contribute to the apprehension of the youtuber phenomenon in Brazil, as well as the expansion of the domains of celebrity studies in the country and in the context of digital Anthropology-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAntropologia digital-
Palavras-chave: dc.subjectCelebridade-
Palavras-chave: dc.subjectPerformance-
Palavras-chave: dc.subjectYouTube-
Palavras-chave: dc.subjectAntropologia digital-
Palavras-chave: dc.subjectCelebridade-
Palavras-chave: dc.subjectYouTube (Recurso eletrônico)-
Palavras-chave: dc.subjectDigital anthropology-
Palavras-chave: dc.subjectCelebrity-
Palavras-chave: dc.subjectPerformance-
Título: dc.titleRepresentação, performance e celebrificação no YouTube: uma análise do caso 'Boca Rosa'-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.