As pastilhas termopar nas aulas experimentais de termologia

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPenna, Thadeu Josino Pereira-
Autor(es): dc.contributorAlves, Marcos Veríssimo-
Autor(es): dc.contributorGonçalves, Marcelo Albano Moret Simões-
Autor(es): dc.creatorSantos, Aguinaldo Valdecir dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:36:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:36:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-08-21-
Data de envio: dc.date.issued2017-08-21-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4221-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753668-
Descrição: dc.descriptionDiante da situação atual da educação brasileira, principalmente na área das ciências naturais e suas tecnologias, mais pontualmente em física, é inquestionável a necessidade de novas abordagens, novas práticas capazes de levar a uma potencial aprendizagem significativa. Neste trabalho, após discutir a atual crise na educação e o aparecimento de novas metodologias, enfatizamos a importância da experimentação no ensino de física e como essa prática é justificada pela teoria sócio-histórica de Vygotsck. Em seguida, sugerimos como inovação, o uso das partilhas termopar nas atividades experimentais de termologia, que além de tornarem esses experimentos mais seguros e baratos, ainda torna conhecido um dispositivo presente em diversos aparelhos de nosso dia a dia, como bebedouros, por exemplo; permitindo também o aprofundamento em vários conceitos de termologia e eletricidade, a partir do conhecimento de um efeito já conhecido desde o século XIX, mas ainda ignorado pela maioria dos professores de física. Após apresentar as pastilhas e descrever umas práticas que foram muito bem sucedidas, deixaremos uma apostila para auxiliar os professores que resolvam utilizá-las-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionDue to current situation of Brazilian education in natural sciences area and their technologies, more punctually in physics, it is unquestionable the need for new approaches, new practices able to lead to a true meaningful learning. In this work, after discussing their current crisis in education and the emergence of new methodologies, emphasizes the importance of experimentation in teaching of physics and how this practice is justified by the theory of the Vygotsky. And then I suggest as innovation the use of thermocouples in thermology experimental activities, which in addiction make these experiments safer and cheaper and still, becomes a known device present in various devices in our daily life like water fountains, for example; also allowing the deepening in various concepts from thermology and electricity, from the knowledge of an effect that has been known since the nineteen century, but still ignored by most physics teachers. After presenting the thermocouples and describe their practices were very successful, I leave a handout to support teachers who want to use them-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectExperimentos de termologia-
Palavras-chave: dc.subjectPeltier-Seebeck-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectTermologia-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics teaching-
Palavras-chave: dc.subjectThermology experiments-
Palavras-chave: dc.subjectPeltier-Seebeck-
Título: dc.titleAs pastilhas termopar nas aulas experimentais de termologia-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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