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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Ribeiro, Carlos Magno Rocha | - |
Autor(es): dc.contributor | Guimarães, Pedro Ivo Canesso | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Luiza Rodrigues de | - |
Autor(es): dc.creator | Carvalho Junior, Valfrido Monteiro de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:36:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:36:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-04-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-04-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/13324 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753666 | - |
Descrição: dc.description | Inclui em anexo, dois produtos finais vinculado a dissertação, um contendo 11 folhas e outro contendo 3 folhas | - |
Descrição: dc.description | As histórias em quadrinhos (HQ's) remontam desde os tempos mais antigos, quando o homem registrava sua vida e hábitos com desenhos nas cavernas, contudo muita coisa mudou e no final do século XIX surgiam nos Estados Unidos da América do Norte as histórias em quadrinhos como a conhecemos hoje, enquanto, este gênero literário surge no Brasil em 1869. Historicamente as HQ's foram discriminadas pela sua simplicidade, mas com as mudanças econômicas com a crise de 1920 houve uma mudança deste cenário. No Brasil nos anos de 1990 mudanças educacionais ocorreram e as HQ's passaram a compor os gêneros textuais dos livros didáticos. Deste modo salienta-se assim o potencial educacional das HQ's. O presente trabalho descreve a elaboração de dois produtos educacionais e uma pesquisa bibliográfica. O primeiro consistiu em uma história em quadrinhos eletrônica (e-HQ) para a mediação do processo de ensino-aprendizagem de química orgânica a uma turma da 3ª série do ensino médio de uma escola pública do Estado do Rio de Janeiro, no ano de 2018. O segundo foi um Manual para produção de roteiros de HQ's e de HQ's para professores. E por fim, a pesquisa bibliográfica, versou sobre o uso de HQ's no ensino de química entre os anos de 2000 a 2019. Suportou este trabalho: os documentos Parâmetros curriculares nacionais e orientações educacionais complementares aos parâmetros curriculares nacionais de química, o campo de Estudo da tecnologia da informação e comunicação, e a Abordagem histórico cultural de Vygotsky. A partir dos resultados encontrados chegaram-se as seguintes conclusões. A e-HQ constituiu- se um produto de enorme potencial educacional capaz de promove ensino de química. O Manual para produção de roteiros de HQ's e de HQ's apresenta-se como uma ferramenta versátil, não apenas para a o ensino de química, mas para outras disciplinas. E por fim a pesquisa bibliográfica permitiu perceber o cenário sobre o uso de HQ's no ensino de química, além de sustentar a elaboração, a escolha do conteúdo químico e o referencial teórico da e-HQ. Concluímos, que a e-HQ constituiu-se um produto de enorme potencial educacional capaz de promover a mediação da aprendizagem para o ensino de química. Espera-se que o trabalho possa contribuir para o entendimento do uso de e-HQ's no processo de ensino aprendizado de química e das demais disciplinas | - |
Descrição: dc.description | Comics books are been made in the earliest times, when man recorded his life and habits with drawings in the caves, however a lot has changed and in the late 19th century, comic books appeared in the United States of America as we know it today, whereas, this literary genre appeared in Brazil in 1869. Historically, comic books were discriminated for their simplicity, but with the economic changes with the crisis of 1920 there was a change in this scenario. In Brazil in the 1990s, educational changes took place and comic books started to compose the textual genres of textbooks. In this way the educational potential of comic books is highlighted. The present work describes the elaboration of two educational products and a bibliographic research. The first consisted of an electronic comics story (e-Comic) to mediate the teaching-learning process of organic chemistry to a 3rd grade class from a public school in the state of Rio de Janeiro, in 2018 The second was a Manual for the production of scripts for comics and comics for teachers. Finally, the bibliographic research dealt with the use of comics in the teaching of chemistry between the years 2000 to 2019. Supported this work: the documents National curriculum parameters and educational guidelines complementary to the national curriculum parameters of chemistry, the field of Study information and communication technology, and Vygotsky's historical cultural approach. From the results found, the following conclusions were reached. The e-comic was a product of enormous educational potential capable of promoting the mediation of learning in various disciplines, especially for the teaching of chemistry. The Manual for the production of scripts for comics and comics presents itself as a versatile tool, not only for teaching chemistry, but for other disciplines. Finally, the bibliographic research allowed us to understand the scenario about the use of comic books in chemistry teaching, in addition to supporting the elaboration, the choice of chemical content and the theoretical framework of e-comic. We conclude that e-comig was a product of enormous educational potential capable of promoting the mediation of learning for the teaching of chemistry. It is hoped that the work can contribute to the understanding of the use of e-comics in the teaching learning process of chemistry and other discipline | - |
Descrição: dc.description | 156 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | História em quadrinhos eletrônica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química orgânica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Abordagem histórico cultural de Vygotsky | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química | - |
Palavras-chave: dc.subject | História em quadrinhos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processo de ensino-aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produção intelectual | - |
Palavras-chave: dc.subject | E-Comics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Organic chemistry teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Historical and cultural approach of Vygotsky | - |
Título: dc.title | História em quadrinhos eletrônica (e-HQ): um instrumento de mediação no ensino de química | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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