Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Koifman, Lilian | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva Jr., Aluísio Gomes da | - |
Autor(es): dc.contributor | Moreira, Carlos Otávio Fiúza | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9234375880316380 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2524511773652697 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9187474194134055 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7689832297800359 | - |
Autor(es): dc.creator | Gomes, Lina Nunes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:36:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:36:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-04-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-04-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9250 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753665 | - |
Descrição: dc.description | Essa dissertação será apresentada em formato de artigo, constando de uma introdução ao tema, da metodologia, do artigo e das conclusões de todo o trabalho. No artigo focamos a análise do material coletado em um dos objetivos específicos do projeto: o de levantar e discutir as concepções sobre integralidade entre os internos de Clínica Médica da UFF, conceito que é trabalhado transversalmente no Currículo de Medicina da UFF. A metodologia utilizada teve como corpo teórico o interacionismo simbólico, onde usamos como procedimentos a revisão bibliográfica, diário de campo, entrevista individual projetiva e o grupo focal. A Análise Temática foi a escolhida para a análise do material coletado. Percebemos que os alunos conseguem identificar situações onde o conceito de Integralidade esteja presente ou não, mas apresentam dificuldades em defini-lo. Por outro lado, observamos que sua aplicação ficou bastante clara, o que foi considerado pelos alunos como um diferencial entre os alunos da UFF e o de outras faculdades. Os alunos relatam, ainda, que sentem falta de maior discussão do tema, em momento considerado crítico para eles (o Programa de Internato). Pautamos também as várias críticas dos alunos em relação ao curso que está sendo oferecido. Identificamos a presença de diferença na atitude de alguns alunos na entrevista individual e no grupo focal, revelando a influencia que a pressão do grupo tem sobre eles | - |
Descrição: dc.description | This essay will be submitted in paper format, consisting of an introduction, the methods, the article and the conclusions of the whole research. In the article we focus on data analysis of a specific project objectives: to raise and discuss the concepts of integral health between the internal medicine training program at UFF, a concept that is worked across the curriculum for medical UFF. The methods were Symbolic Interactionism theoretical framework, where we use as procedures the literature review, field journal, projective individual interviews and focus groups. A Thematic Analysis was chosen for the analysis of material collected. We realized that the students knew identify situations where the concept of Integral Health was present or not, but had difficulties in defining it. But we observed that its application was very clear, which was considered by students as a differential between the UFF and students from other schools. The students also reported feeling a lack of further discussion on the subject, considered critical time for them (Internship Program). We base also criticism from several students about the course being offered. We identify also the presence of differences in the attitude of some students in individual interviews and focus groups showing the influence that peer pressure has on these students | - |
Descrição: dc.description | 64 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação médica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Internato e residência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diretrizes curriculares nacionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Integralidade em saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de recursos humanos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação médica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Internato | - |
Palavras-chave: dc.subject | Residência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Integralidade em saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Medical | - |
Palavras-chave: dc.subject | Internship and residency | - |
Palavras-chave: dc.subject | National curricular guidelines | - |
Palavras-chave: dc.subject | Integral health | - |
Palavras-chave: dc.subject | Human resources formation | - |
Título: dc.title | A integralidade pelos alunos do internato em clínica médica da UFF | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: