Juventude, escola e assistência social: uma interface dialogada a partir da experiência de estágio supervisionado em Serviço Social em Campos dos Goytacazes/RJ.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAzevedo, Isabela Sarmet de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9277882277931958-
Autor(es): dc.contributorSilva, Leda Regina Barros-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9758372175145613-
Autor(es): dc.contributorFernandes, Márcia Regina Araújo-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0487200346054889-
Autor(es): dc.creatorPINTO, Thainá Ribeiro.-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:36:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:36:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-16-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/28243-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753651-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho busca discutir o tema Juventude, Escola e Assistência Social através de uma interface dialogada, a partir da experiência de estágio no CRAS e CREAS em Campos dos Goytacazes/ RJ, tendo como objetivo compreender os determinantes sociais que perpassam a vida dos jovens no cenário atual do capitalismo, fazendo-os evadir da escola precocemente a partir da questão social e suas expressões, bem como pensar em estratégias de intervenção, a fim de defender e ampliar os direitos sociais dos jovens do município, principalmente o da educação, e por fim subsidiar a intervenção do assistente social na política de assistência social nesse âmbito. A análise dos dados se realizou através de uma pesquisa bibliográfica, articulada a relatos de quatro assistentes sociais e documento fornecido por um promotor de justiça. Os resultados apontam para a necessidade de articulação da política de assistência social com a de educação e maior sistematização do assistente social frente aos casos de evasão escolar, a fim de garantir acesso à escola a todos os jovens do município.-
Descrição: dc.descriptionThis work seeks to discuss the theme Youth, School and Social Assistance through a dialogic interface, based on the internship experience at CRAS and CREAS in Campos dos Goytacazes / RJ, aiming to understand the social determinants that permeate the lives of young people in the scenario capitalism, making them drop out of school early from the social issue and its expressions, as well as thinking about intervention strategies, in order to defend and expand the social rights of young people in the municipality, especially education, and finally subsidize the intervention of the social worker in the social assistance policy in this area. Data analysis was carried out through a bibliographic research, linked to reports from four social workers and a document provided by a prosecutor. The results point to the need to articulate the policy of social assistance with that of education and greater systematization of the social worker in the face of cases of school dropout, in order to guarantee access to school for all young people in the municipality.-
Descrição: dc.description64-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectJuventude. Evasão Escolar. Assistência Social. Assistente Social.-
Palavras-chave: dc.subjectYouth. School Dropout. Social Assistance. Social Worker.-
Título: dc.titleJuventude, escola e assistência social: uma interface dialogada a partir da experiência de estágio supervisionado em Serviço Social em Campos dos Goytacazes/RJ.-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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