Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pétry, Hélène Cécile | - |
Autor(es): dc.contributor | Cruvello, Elisabete | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Percival Tavares da | - |
Autor(es): dc.creator | Gouveia, Maria Jussara da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:36:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:36:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9829 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753644 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo tem a intenção de levar a uma reflexão sobre a subjetividade do educador em suas práticas educativas, em como este ator confere sentido a sua trajetória como educador. Para tanto, ele desenvolve-se a partir do conceito e reflexão da sociologia da experiência social, especialmente sobre a ótica de Fraçois Dubet, onde o “individuo é testemunha da Própria experiência” (DUBET,1996,p.101) concretas, individuais e cotidianas. Para embasar o raciocínio teórico, foi realizada uma investigação qualitativa com base em entrevistas com onze professores de diversas disciplinas que lecionam em escola de ensino médio da rede pública do Estado do Rio de Janeiro, objetivou-se na análise a maneira como o professor vê e sente a sua prática docente e a sua madeira de relacionar-se com o mundo que constrói dia a dia. Sendo assim este artigo aponta a interação entre professor /aluno como o princípio para atingir o objetivo final que é a construção do conhecimento | - |
Descrição: dc.description | This article talks about the the subjectivity of Educator in their educational practices, how this makes sense your career as an educator. Therefore it develops from the concept and reflection of the sociology of social experience, especially on the optical Fraçois Dubet, where the "individual witnesses the Own experience” (DUBET, 1996, p.101) concrete, individual and everyday. To support the theoretical reasoning, a qualitative study was carried out based on interviews with ten teachers that teach at Rio Janeiro's high scholl from different disciplines analyzing how the teacher feels his practice teaching to the world that builds day by day. Thus, the article shows a interaction between teacher / student as principle to achieve the final goal wich is the construction of knowledge | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educador | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Subjetividade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educator | - |
Palavras-chave: dc.subject | High school | - |
Palavras-chave: dc.subject | Subjectivity | - |
Título: dc.title | O professor e a arte de ensinar | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: