O professor e a arte de ensinar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPétry, Hélène Cécile-
Autor(es): dc.contributorCruvello, Elisabete-
Autor(es): dc.contributorSilva, Percival Tavares da-
Autor(es): dc.creatorGouveia, Maria Jussara da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:36:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:36:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-06-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-06-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9829-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753644-
Descrição: dc.descriptionEste artigo tem a intenção de levar a uma reflexão sobre a subjetividade do educador em suas práticas educativas, em como este ator confere sentido a sua trajetória como educador. Para tanto, ele desenvolve-se a partir do conceito e reflexão da sociologia da experiência social, especialmente sobre a ótica de Fraçois Dubet, onde o “individuo é testemunha da Própria experiência” (DUBET,1996,p.101) concretas, individuais e cotidianas. Para embasar o raciocínio teórico, foi realizada uma investigação qualitativa com base em entrevistas com onze professores de diversas disciplinas que lecionam em escola de ensino médio da rede pública do Estado do Rio de Janeiro, objetivou-se na análise a maneira como o professor vê e sente a sua prática docente e a sua madeira de relacionar-se com o mundo que constrói dia a dia. Sendo assim este artigo aponta a interação entre professor /aluno como o princípio para atingir o objetivo final que é a construção do conhecimento-
Descrição: dc.descriptionThis article talks about the the subjectivity of Educator in their educational practices, how this makes sense your career as an educator. Therefore it develops from the concept and reflection of the sociology of social experience, especially on the optical Fraçois Dubet, where the "individual witnesses the Own experience” (DUBET, 1996, p.101) concrete, individual and everyday. To support the theoretical reasoning, a qualitative study was carried out based on interviews with ten teachers that teach at Rio Janeiro's high scholl from different disciplines analyzing how the teacher feels his practice teaching to the world that builds day by day. Thus, the article shows a interaction between teacher / student as principle to achieve the final goal wich is the construction of knowledge-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEducador-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectSubjetividade-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa educacional-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectEducator-
Palavras-chave: dc.subjectHigh school-
Palavras-chave: dc.subjectSubjectivity-
Título: dc.titleO professor e a arte de ensinar-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.