O papel das bibliotecas públicas na produção dos sentidos de língua, leitura e nação no Brasil do século XIX

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMariani, Bethânia Sampaio Correa-
Autor(es): dc.contributorCPF:40090989822-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780295T2-
Autor(es): dc.contributorGuimarães, Eduardo Roberto Junqueira-
Autor(es): dc.contributorCPF:35698648922-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727405U5-
Autor(es): dc.contributorYunes, Eliana Lucia Madureira-
Autor(es): dc.contributorCPF:19489080772-
Autor(es): dc.contributorhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4783266A2-
Autor(es): dc.contributorTrouche, Lygia Maria Gonçalves-
Autor(es): dc.contributorCPF:34598657922-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4758837P9-
Autor(es): dc.contributorSouza, Tânia Conceição Clemente de-
Autor(es): dc.contributorCPF:83546498722-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783235U8-
Autor(es): dc.contributorCavaliere, Ricardo Stavola-
Autor(es): dc.contributorCPF:15789464522-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782812J5-
Autor(es): dc.creatorCassano, Maria da Graça-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:36:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:36:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2006-07-10-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2006-03-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18361-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753639-
Descrição: dc.descriptionIn this paper, which is to be included into the scope of the History of Linguistic Ideas Project, we intend to study the conditions of production under which the National Library and the Royal Portuguese Reading Room of Rio de Janeiro were established throughout the Imperial era during the 19th Century. The choice of these institutions was due to the fact that we consider them to be representative enunciative spaces for spoken Portuguese with repercussions in the political sphere. With regard to the period under scrutiny, namely 1821 to 1890, we highlight the fact that this period reflected a time during which the Brazilian society and its institutions were being organized, thereby contributing to the consolidation of the Brazilian nation. We gave priority to the exam of the founding documents of both of these public libraries, such as internal regulations and bylaws to ascertain to what extend each one contributed to structure the notions of nation, language and reading and how these constructions have affected and still affect the formation of the subject-reader in Brazil from that time on. Our research was based on the theoretical support of Discourse Analysis from French school (Pêcheux; Orlandi) whose concepts of pre-constructed, memory, imaginary formation and paraphrase were guidelines for the analysis.-
Descrição: dc.descriptionPretendemos neste trabalho, que se inscreve no projeto História das Idéias Lingüísticas, estudar as condições de produção em que a Biblioteca Nacional e o (Real) Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro se instituíram e discursivizaram ao longo do século XIX, durante o período Imperial. A escolha dessas instituições deveu-se ao fato de as considerarmos espaços enunciativos do português com repercussão no âmbito político. Quanto ao período estudado 1821 a 1890 , cabe observar que se tratava de um momento em que a sociedade brasileira e suas instituições organizavam-se, contribuindo para a consolidação da nação brasileira. Valemo-nos de documentos fundantes de ambas as bibliotecas públicas, tais como regimentos e estatutos prioritariamente, para observarmos em que medida cada uma contribuiu para que noções como nação, língua e leitura se construíssem e como tais construçõesafetaram e vêm afetando a formação do sujeito-leitor no Brasil desde então. Nossas pesquisas tomaram por base os pressupostos teóricos da Análise do Discurso da escola francesa (Pêcheux; Orlandi), cujos conceitos de pré-construído, memória, formação imaginária e paráfrase nortearam as análises.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Letras-
Publicador: dc.publisherletras-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectlíngua-
Palavras-chave: dc.subjectnação-
Palavras-chave: dc.subjectleitura-
Palavras-chave: dc.subjectanálise do discurso-
Palavras-chave: dc.subjectHistória das Idéias Lingüísticas, bibliotecas públicas-
Palavras-chave: dc.subjectlanguage-
Palavras-chave: dc.subjectnation-
Palavras-chave: dc.subjectreading-
Palavras-chave: dc.subjectdiscourse analysis-
Palavras-chave: dc.subjectHistory of Linguistic Ideas-
Palavras-chave: dc.subjectpublic libraries-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS-
Título: dc.titleO papel das bibliotecas públicas na produção dos sentidos de língua, leitura e nação no Brasil do século XIX-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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