Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Jaehn, Lisete | - |
Autor(es): dc.contributor | Leme, Érika Souza | - |
Autor(es): dc.creator | Vivas, Milena Alves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:36:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:36:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24557 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753603 | - |
Descrição: dc.description | Esta monografia busca refletir sobre os conceitos de “experiência” e "formação cultural” na formação inicial de professores, através do componente curricular “Atividades Culturais” especificamente no curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense (UFF). O objetivo geral do estudo é analisar o caráter da disciplina de Atividades culturais, fazendo uma relação com os conceitos abordados e suas possibilidades de ampliação da formação cultural dos discentes. O referencial teórico que fundamentou a pesquisa foi construído a partir de estudos de autores como Jorge Larrosa, Walter Benjamin e Theodor Adorno, além de reflexões acerca das experiências vivenciadas durante minha trajetória cursando a Atividade Cultural “Formação Cultural: discussão sobre Bullying e preconceito”. Conclui-se que o componente curricular Atividades Culturais possibilita uma relação potente entre os discentes e experiências formativas, incentivando diretamente o desenvolvimento da dimensão estética na formação dos futuros docentes. O posicionamento presente neste trabalho mostra-se a favor de que os currículos do curso de Pedagogia valorizem, oportunizem e teçam caminhos para uma formação inicial de professores voltada para a ampliação de repertório cultural e valorização deste importante componente curricular na formação docente. | - |
Descrição: dc.description | This monograph seeks to reflect on the concepts of “experience” and “cultural training” in the context of initial teacher education, through the curricular component “Cultural Activities” specifically in the Pedagogy course at the Fluminense Federal University (UFF). It is to analyze the character of the Cultural Activities discipline, making a relationship with the basic concepts and its possibilities for expanding the cultural training of students. The theoretical framework that underlies a bibliographical research was built from studies by authors such as Jorge Larrosa, Walter Benjamin and Theodor Adorno, as well as reflections on the experiences I had during my trajectory studying the Cultural Activity “Cultural Formation: discussion on Bullying and Prejudice” . It is concluded that the Cultural Activities curricular component enables a powerful relationship between students and their training, directly encouraging the development of the aesthetic dimension in the training of future teachers. The position present in this work is a favor that the curriculum of the Pedagogy course value, create opportunities and weave paths for initial teacher training aimed at expanding the cultural repertoire and valuing this important curricular component in teacher training. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atividades culturais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experiência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação cultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultural activities | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experience | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultural formation | - |
Título: dc.title | Contribuições do componente curricular “atividades culturais” na formação dos estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: