Conectividade para utilização de laptops educacionais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMagalhaes, Luiz Claudio Schara-
Autor(es): dc.contributorCPF:01201291755-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9123180691272290-
Autor(es): dc.contributorSaade, Débora Christina Muchaluat-
Autor(es): dc.contributorCPF:01868657752-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2448703093928632-
Autor(es): dc.contributorLucena, Sidney Cunha de-
Autor(es): dc.contributorCPF:12365488922-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7099151449971406-
Autor(es): dc.contributorZiviani, Artur-
Autor(es): dc.contributorCPF:28130091122-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0472856771871140-
Autor(es): dc.creatorGomes, Arthur Cabral Fernandes Guerrante-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:36:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:36:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2010-09-23-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2010-07-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18974-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753601-
Descrição: dc.descriptionThis thesis describes some aspects of the RUCA project which is part of the UCA ( Um Computador por Aluno A Computer per Student) Project, and deals with its technical ICT aspects (in contrast to the pedagogical aspects of deploying laptops at schools, covered by UCA). The work also describes aspects of other initiatives, like the CEIBAL project in Uruguay, the Magalhães project in Portugal and independent projects in USA. The study revealed the similar needs in all the deployments, and also showed the lack of research on the specific network infrastructure to be deployed, which is extremely important for allowing those projects reach their full potential. The emphasis of this work is on the study of the challenges and the possible solutions for installing an wireless network infrastructure, using Wi-Fi technology, for two kinds of scenarios: indoor, for the usage in classroom by the students and teacher; and outdoor, allowing Internet access for students inside their own houses, if they live near the school. Due to Brazil s physical size and population, which demand a large number of schools, and the way responsibilities are divided among its different levels of government, this work suggest the adoption of a decentralized administration model when hiring the firms to design and install the wireless network, by State and Municipal governments. The present work offers studies that can be used by the Federal Government to set guidelines and rules that should be followed by the public bidding process, and also the BestPlace tool, which was developed to make the task of installing the access points in the Brazilian public schools easier and cheaper.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho descreve parte dos estudos do Projeto RUCA, que é parte do Projeto UCA ( Um Computador por Aluno ), e lida com os aspectos técnicos de TIC deste projeto (em contraste com os aspectos pedagógicos do uso de laptop nas escolas, estudado por outras vertentes do UCA). Neste trabalho são citadas outras iniciativas, como o Projeto CEIBAL no Uruguai, o Magalhães em Portugal, e projetos espalhados pelos Estados Unidos, de forma a tirar proveito das experiências já vividas por eles, e ao mesmo tempo aprofundar no estudo técnico sobre a infraestrutura de rede necessária para que projetos deste tipo atinjam todo o seu potencial. A ênfase deste trabalho será no estudo dos desafios, e possíveis soluções, para instalação de uma infraestrutura de rede sem fio, utilizando a tecnologia Wi-Fi, para dois ambientes: indoor, para que os estudantes e professores possam utilizar a rede em ambiente de sala de aula; e outdoor, possibilitando o acesso à rede da escola, e à Internet, para os estudantes de suas próprias casas ou arredores da escola. Devido às dimensões geográficas e populacionais do Brasil, que demandam um grande número de escolas, e na forma a qual a gerência das escolas é dividida em diferentes esferas de governo, este trabalho sugere o uso de um modelo de gestão descentralizado, onde a contratação das empresas responsáveis pelo projeto e instalação da rede sem fio seja feita pelos governos Estaduais e Municipais. O presente trabalho oferece estudos que podem ser usados pelo Governo Federal para elaborar diretrizes e regras que devem ser seguidas pelos elaboradores dos editais para a contratação da instalação da rede, e também um software, o BestPlace, que pode ser usado para facilitar e tornar mais barata a instalação de redes sem fio nas escolas públicas do Brasil.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Engenharia de Telecomunicações-
Publicador: dc.publisherEngenharia de Telecomunicações-
Direitos: dc.rightsAcesso Restrito-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectRede sem fio-
Palavras-chave: dc.subjectinclusão digital-
Palavras-chave: dc.subjecteducação-
Palavras-chave: dc.subjectrede mesh-
Palavras-chave: dc.subjectWireless network-
Palavras-chave: dc.subjectdigital inclusion-
Palavras-chave: dc.subjecteducation-
Palavras-chave: dc.subjectmesh network-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::TELECOMUNICACOES::SISTEMAS DE TELECOMUNICACOES-
Título: dc.titleConectividade para utilização de laptops educacionais-
Título: dc.titleConnectivity for educational laptops-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.