Arte, infância e práticas pedagógicas na Educação Infantil: narrativas de professoras de Arte

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOstetto, Luciana Esmeralda-
Autor(es): dc.contributorMaia, Marta Nidia Varella Gomes-
Autor(es): dc.contributorAlbano, Ana Angélica-
Autor(es): dc.creatorLira, Iasmim Cavalcanti Caballero-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:36:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:36:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-02-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27796-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753595-
Descrição: dc.descriptionMinha prática como professora de Arte e as diversas inquietações advindas do contato com as crianças pequenas me impuseram a necessidade de ampliar conceitos e práticas envolvidos no trabalho com arte na Educação Infantil, pois as especificidades dessa etapa educacional demandam conhecimentos que não estão presentes no currículo de licenciatura em Arte. Observando as crianças, atentando para os modos próprios de se expressarem e avaliando as propostas que eu lhes oferecia, fui provocada a refletir sobre outras formas de equacionar educação, arte e infância, perguntando-me: quais as relações possíveis entre Arte e Pedagogia? O que define os papéis do professor de referência de um grupo e o professor de arte? O que os aproxima e/ou distancia? A pesquisa foi conduzida a partir desses contextos e dessas questões. Para desenvolvê-la, realizei um levantamento das produções sobre o tema, analisando os trabalhos apresentados nas reuniões nacionais de duas associações de pesquisa, uma de Educação e outra de Arte: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP), e também fui ao encontro de professoras de arte, para ouvir suas narrativas sobre concepções e práticas na Educação Infantil. A partir de minhas memórias de formação, articulo questões apontadas por colegas professores de arte (com os quais tive contato através de um fórum virtual em um curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais) e prossigo, no diálogo com autoras do campo da Arte e da Pedagogia (tais como Albano, Ostetto, Rangel, Holm, Vecchi), para, então, estabelecer um campo de significados sobre a temática e sustentar teoricamente a pesquisa. Considerando o contexto de isolamento físico, imposto pela pandemia causada pelo novo coronavírus, para a produção de dados utilizei-me do dispositivo “conversa virtual”. Em busca de narrativas que acolhessem dados experienciais sobre concepções e práticas docentes com arte na infância, conversei, em um encontro coletivo via plataforma digital, com seis professoras com formação em Arte que atuam ou atuaram na Educação Infantil. O encontro foi gravado, seu conteúdo transcrito e as narrativas docentes foram textualizadas. A partir de chaves de leituras, constituídas no exercício de percorrer atentamente as narrativas, foram identificados temas que possibilitaram compor um diálogo com as questões da pesquisa: “concepção de criança”, “estar juntos: princípio pedagógico”, “materiais e suportes", “arte com os maiores”, “produtos e exposições”, “processos e experiências”, “expectativas x realidade” “relação professores(as) de arte/pedagogos(as)” e “professores(as) de arte na Educação Infantil”. Destaco, nas reflexões, questionamentos e vislumbres de caminhos para um diálogo mais coerente entre os campos da Arte e da Educação Infantil.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThe experience from being a Visual Arts teacher and the many concerns that came from working with early childhood children has driven a desire to expand concepts and practices in the Visual Arts works in Childhood Education, because the specificities from this educational step demands knowledge that are not in the undergraduate Visual Arts Curriculum. Looking at children and its own ways to express themselves and assessing the assignment I offered them, I was called to think about others forms to balance Education, Visual Arts and Childhood, by asking myself: “what are the possible relations between Visual Arts and Pedagogy? What defines the roles of the reference teacher of a group and the Visual Arts teacher? What are their similarities and their differences? This research was built from this context and questions. It was developed by a survey about this topic productions and an analysis of the papers presented at national reunions of two research institutes, one of Education and the other of Visual Arts: National Association of Graduation and Research on Education (ANPED) and National Association of Visual Arts Researchers (ANPAP), and I also attended a meeting of Visual Arts teachers to hear their narratives about practices and conceptions about Childhood Education. From my formation memories I build up questions that were pointed out by colleagues that are also Visual Arts teachers, they were contacted by an online forum in a graduation on Visual Artes Teaching Especialization, and I went on at the dialogue with authors of Visual Arts and Pedagogy (such as Albano, Ostetto, Rangel, Holm, Vecchi), to establish a field of meanings about this theme and give theoretical substance to this research. Considering the Social Distance context, imposed by the new Coronavirus Pandemic, for data production it was used Online Meetings. Researching narratives that bring in experience data about teaching experiences and concepts with Visual Arts at Childhood, I talked, on a online collective meeting with six Visual Arts teachers that act or acted on Childhood Education. This meeting was recorded, it’s content transcripted and the teaching narratives were put to text. From reading Keys, build up in the exercise of Reading this narrative with attention, it were identified themes that composes a dialogue with the research questions: “child idea”, “being together: pedagogic principle”, “materials and help”, “Visual Arts with older ones”, “poductions and expositions”, “experience and process”, “Expectation vs Reality”, “Relation between Visual Arts Pedagogy teachers and Visual Arts Teachers at Childhood Education”. On this observation i highlighted questions and glimpses at the way for a more coherent dialogue between the Visual Arts and Childhood Education Fields.-
Descrição: dc.description172 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectArte na Educação Infantil-
Palavras-chave: dc.subjectDocência em Arte na Educação Infantil-
Palavras-chave: dc.subjectFormação Estética-
Palavras-chave: dc.subjectAteliê-
Palavras-chave: dc.subjectArte e Pedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectArte na educação-
Palavras-chave: dc.subjectDocência-
Palavras-chave: dc.subjectEstética (Arte)-
Palavras-chave: dc.subjectVisual Arts on Childhood Education-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching Visual Arts at Childhood Education-
Palavras-chave: dc.subjectAesthetic Education-
Palavras-chave: dc.subjectStudio-
Palavras-chave: dc.subjectVisual Arts and Pedagogy-
Título: dc.titleArte, infância e práticas pedagógicas na Educação Infantil: narrativas de professoras de Arte-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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