Os públicos no digital: as interações em práticas cineclubistas universitárias no contexto da pandemia do COVID-19

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDabul, Lígia Maria de Souza-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7122370955442010-
Autor(es): dc.contributorMogadouro, Cláudia de Almeida-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6351995790181349-
Autor(es): dc.contributorRamos, Jair de Souza-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9764394229366486-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0994424186310546-
Autor(es): dc.creatorRabello, Gabriel Bon-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:36:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:36:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-12-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27241-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753593-
Descrição: dc.descriptionA presente dissertação preocupa-se com a passagem do meio presencial ao meio online por parte das ações de cineclubes universitários durante a pandemia de COVID-19 no Brasil. A paralisação das atividades presenciais exigiu dos grupos cineclubistas a criação de estratégias de resistência que permitissem a realização dos encontros neste cenário adverso. Neste ponto, o uso do espaço digital aparece como uma alternativa para sustentação de vínculos e para continuidade da experiência coletiva e política própria da prática cineclubista. Assim, buscando circundar o tema do cineclubismo digital emergente, busca-se abordar três pontos principais ao longo deste escrito: a especificidade da etnografia quando feita no e pelo ambiente digital; as variáveis que compõem este novo espaço; e as interações entre os públicos de cineclubes nesse contexto. Além da pesquisa bibliográfica, utiliza-se como metodologia a observação participante aplicada a quatro cineclubes das cidades de Rio de Janeiro e Niterói, o Cine ADUFF, o Cine Arte UFF, o Cine GEASur e o Cineclube do Décimo, todos vinculados a universidades. Realizou-se entrevistas com o/a responsável de cada um destes cineclubes, objetivando compreender as estratégias tomadas por cada um durante o período de transição entre o presencial e o digital. Como resultado, ressalta-se que a potência dos encontros realizados durante o período permitiu a sustentação das exibições, dos debates e também dos vínculos entre os públicos cineclubistas através ciberespaço.-
Descrição: dc.descriptionIn the present master’s thesis, we approach with the transition from the model face-to-face environment to the online environment by the actions of university film clubs during the COVID-19 pandemic in Brazil. The interruption of face-to-face activities required the film clubs to create resistance strategies that would allow meetings to be held in this adverse scenario. At this point, the use of digital space appears as an alternative for sustaining bonds and for continuity of the collective and political experience typical of film club practice. Thus, seeking to surround the emerging digital film club theme, we seek to address three main points throughout this writing: the specificity of ethnography when done in and through the digital environment; the variables that make up this new space; and the interactions between the audiences of film clubs in this context. In addition to the bibliographic research, participant observation is used as a methodology applied to four film clubs in the cities of Rio de Janeiro and Niterói, Cine ADUFF, Cine Arte UFF, Cine GEASur and Cineclube do Décimo, all linked to universities. Interviews were carried out with the person in charge of each of these film clubs, aiming to understand the strategies taken by each one during the transition period between the face-to-face and the digital. As a result, it is noteworthy that the power of the meetings held during the period allowed the support of the exhibitions, debates and also the bonds between the cineclub audiences through cyberspace.-
Descrição: dc.description129 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectCineclubismo-
Palavras-chave: dc.subjectPúblico-
Palavras-chave: dc.subjectInteração social-
Palavras-chave: dc.subjectPandemia-
Palavras-chave: dc.subjectCinema universitário-
Palavras-chave: dc.subjectInteração social-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade pública federal-
Palavras-chave: dc.subjectUniversity-
Palavras-chave: dc.subjectMovie theater-
Palavras-chave: dc.subjectFilm clubbing-
Palavras-chave: dc.subjectPublic-
Palavras-chave: dc.subjectSocial interaction-
Palavras-chave: dc.subjectPandemic-
Título: dc.titleOs públicos no digital: as interações em práticas cineclubistas universitárias no contexto da pandemia do COVID-19-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.