A criança como turista: um estudo no Museu Histórico Nacional

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGodoy, Karla Estelita-
Autor(es): dc.contributorFonseca Filho, Ari da Silva-
Autor(es): dc.contributorFratucci, Aguinaldo Cesar-
Autor(es): dc.creatorFonseca, Eduarda Farrapo da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:36:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:36:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-05-20-
Data de envio: dc.date.issued2016-05-20-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1744-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753583-
Descrição: dc.descriptionO Museu Histórico Nacional é uma instituição que possui potencial para atrair públicos diversificados, dentre os quais, os turistas mirins. Dessa maneira, o presente trabalho visa identificar como se estrutura a visitação para esse público infantil. Para atender a este objetivo, optamos por fazer, ao lado da pesquisa bibliográfica, necessária para a fundamentação teórica deste estudo, uma observação assistemática, acrescida de entrevista com o responsável pela Divisão Educativa do MHN. Os resultados indicam que o setor educativo do museu promove ações para receber grupos de escolares que o buscam como parte de programas curriculares. No entanto, ainda não possui projetos e programas que têm como foco a criança na condição de turista, que o visita como atrativo cultural de forma espontânea. Sugerimos ações que possam ser implementadas para atender a esse público de forma mais específica e mais lúdica-
Descrição: dc.descriptionThe National Historical Museum is an institution that has the potential to attract diverse audiences, among them, the junior tourists. Hence, this paper aims to identify how to structure the visitation of these children. To meet the chosen goal, alongside the literature necessary for the theoretical basis of this study, a systematic observation is made, as well as an interview with the person responsible for the Educational Division of MHN. The results indicate that the museum's educational sector promotes actions to receive school groups as part of curricula. However, it does not have projects and programs that focus on the junior tourist that visit the cultural attraction spontaneously. We suggest actions that can be implemented to serve this audience more specifically and more interactively-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo cultural-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo mirim-
Palavras-chave: dc.subjectMuseu Histórico Nacional-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças-
Palavras-chave: dc.subjectMuseus-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo-
Palavras-chave: dc.subjectCultural tourism-
Palavras-chave: dc.subjectJunior tourist-
Palavras-chave: dc.subjectNational History Museum-
Título: dc.titleA criança como turista: um estudo no Museu Histórico Nacional-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.