Experiências instituintes no sistema público de ensino : o caso de Natividade

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLinhares, Célia Frazão Soares-
Autor(es): dc.contributorCPF:33901384715-
Autor(es): dc.creatorMonteiro, Eugenia Del Carmen Quilodrán Briones-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:36:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:36:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2008-12-11-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/19205-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753581-
Descrição: dc.descriptionEsta disertación aborda experiencias que conversan con las memorias y narraciones de la Municipalidad de Natividade de Rio de Janeiro, mostrando como lo Instituyente se insinúa en los domínios de lo rural. A partir de la investigación de la configuración de la historia de la región buscó pistas mediante los acontecimientos de la ciudad que confluyen en la escuela pública subsidiada en las teorias de Walter Benjamim, Antonio Negri, René Lourau y Celia Linhares. Indagó las relaciones que resultaron en la desactivación de las escuelas del campo para comprender el éxodo de la región señalando los sentidos y las prácticas pedagógicas en que se traduce ese éxodo. Del analisis de esas prácticas surge la importancia de lo colectivo que aparece como un movimiento de reconocimiento y de respeto por las diferencias y singularidades, que, al se interprenetrar posibilitan la afirmación de la pluralidad que transborda las murallas de las escuelas hasta la plaza pública. Este estudio pretendió mostrar que lo instituyente no tiene esfera definida sino que produce abertura para el ejercicio de la solidaridad ampliando el devenir para una democracia más expandida.-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação aborda experiências que dialogam com memórias e narrativas do Município de Natividade do Rio de Janeiro, mostrando como o Instituinte se insinua no espaço interiorano. A partir da investigação da configuração da história da região buscou indícios por meio dos acontecimentos da cidade que confluem na escola pública fundamentada nos aportes teóricos de Walter Benjamim, Antônio Negri, René Lourau e Célia Linhares. Indagou as relações que levaram a desativação das escolas do campo para compreender o esvaziamento da região assinalando para os sentidos e práticas pedagógicas em que se traduz tal esvaziamento. Da analise dessas práticas surge a importância do coletivo. Este aparece como um movimento de reconhecimento e de respeito de diferenças e singularidades, se imbrincando e interpenetrando para possibilitar a afirmação da pluralidade que transborda as paredes das escolas para a praça pública. Este estudo pretendeu mostrar que o instituinte não tem esfera definida, mas produz abertura para o exercício da solidariedade alargando o devir para uma democracia mais expansiva.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação-
Publicador: dc.publisherEducação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEstado-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas públicas-
Palavras-chave: dc.subjectMovimentos instituintes-
Palavras-chave: dc.subjectDemocratização da educação-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso educativo-
Palavras-chave: dc.subjectEscola pública-
Palavras-chave: dc.subjectEducação rural-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil-
Palavras-chave: dc.subjectNatividade (RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleExperiências instituintes no sistema público de ensino : o caso de Natividade-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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