Quizzmica: desenvolvimento e aplicação de um jogo didático autoral como ferramenta de revisão de conteúdos de química

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAguiar, Joana Guilares de-
Autor(es): dc.contributorChinelli, Maura Ventura-
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Carlos Magno Rocha-
Autor(es): dc.creatorMattoso, Jorge Machado-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:36:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:36:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-23-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/28307-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753580-
Descrição: dc.descriptionA indiferença observada em alguns alunos em sala de aula, sobretudo no que se refere ao Ensino de Química, não é uma realidade exclusivamente atual. Muitas vezes, a falta ou ausência de interesse têm sido atribuídas ao processo de aprendizagem aplicado ao aluno que, aliado a um conteúdo de difícil entendimento, podem subjugar a aprendizagem e criar uma esfera desestimulante no contexto escolar. Considerando uma gama de recursos possíveis para mitigação dessa problemática, observa-se um grande potencial no uso de jogos didáticos como ferramenta que atenda às necessidades observadas. O objetivo geral desta pesquisa foi desenvolver e analisar um jogo didático autoral para revisar conteúdos de Química do Ensino Médio. Para tanto, foram definidas, com base na literatura, as dinâmicas, mecânicas e componentes do jogo. De modo geral, o jogo de tabuleiro desenvolvido (Quizzmica) possui formato hexagonal a ser percorrido pelo jogador, aludindo à geometria do benzeno com casas coloridas que representam as cores dos baralhos das cartas de perguntas, as quais devem ser respondidas corretamente para que os alunos possam receber recompensas. As questões do Quiz foram selecionadas e classificadas em função do nível de dificuldade e conteúdo específico em Química, seguido da confecção dos elementos do jogo em si (regras, tabuleiro e peças). A pesquisa compreendeu a aplicação do jogo elaborado em uma turma de 18 alunos do 3º ano do Ensino Médio em Novembro de 2022. A avaliação dos alunos a respeito do jogo, a partir de critérios pré-definidos (Regras, Ludicidade, Mecânica, Conteúdo, Estética e Gerais), gerou como principal resultado a percepção positiva em todos os critérios avaliados, embora alguma frustração tenha sido experienciada por alguns em relação aos desempenhos no jogo, aliada ao não interesse pela disciplina de Química e pouca disponibilidade de tempo para a aplicação do jogo. Por fim, é possível concluir que o uso de jogos educativos se mostra uma excelente alternativa para os professores em sua área de atuação, incluindo temas tidos como mais complexos, a exemplo do Ensino de Química, tornando a abordagem muitas vezes mais didática e atrativa para o público a quem se destina. A participação de outros setores da sociedade no uso de jogos educativos também mostra sua relevância na medida em que estimula a discussão e cria incentivos para a aplicação de recursos destinados a pesquisas sobre o assunto.-
Descrição: dc.descriptionThe indifference experienced by some students in the classroom, especially regarding to the Chemistry Teaching, is not an exclusively current reality. Often, the lack or absence of interest can be attributed to the teaching method applied to the student, which, combined with content that is difficult to understand, can overwhelm learning and create a discouraging sphere in high school context. Considering a range of possible resources to mitigate this problem, there is great potential in the use of educational games as a tool that meets the aforementioned needs. The general objective of this project is to develop and analyze an authorial didactic game (Quizzmica) to review High School Chemistry contents. Therefore, based on the literature, the dynamics, mechanics and components of the didactic game were defined. In general, the board game developed (Quizzmica) has a hexagonal format to be traversed by the player, alluding to the geometry of benzene with colored squares that represent the colors of the decks of question cards, which must be answered correctly for students to be rewarded. Quiz questions were selected and classified according to the level of difficulty and specific content in Chemistry, followed by the making of the game elements (rules, board and pieces). The research comprised the application of the game developed in a group of 18 students from the 3rd year of high school in November 2022. The students' evaluation of the game, based on predefined criteria (Rules, Playfulness, Mechanics, Content, Aesthetics and General), generated as main result the positive perception in all the evaluated criteria, even though the frustration to some extent related to the performances in the game, allied to the lack of interest in the discipline of Chemistry and little availability of time for the application of the game. Thus, it is possible to conclude that the use of educational games proves to be an excellent alternative for teachers in their area of expertise, including themes considered to be more complex, such as Chemistry Teaching, which can make the approach more didactic and attractive to the target audience. The participation of other sectors of society in the use of educational games also shows its relevance insofar as it stimulates discussion and creates incentives for the application of resources intended for research regarding this subject.-
Descrição: dc.description49 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Química. Jogos didáticos. Ensino Médio. Estudo qualitativo-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química, Jogo educativo, Ensino médio, Processo de ensino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry teaching. Didactic games. High school. Qualitative study.-
Título: dc.titleQuizzmica: desenvolvimento e aplicação de um jogo didático autoral como ferramenta de revisão de conteúdos de química-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.