A tradição por um fio: uma história das sensibilidades em relação aos espaços na crise dos padrões tradicionais de masculinidade no nordeste (1940-1980)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNorberto Osvaldo, Ferreras-
Autor(es): dc.contributorSoihet, Raquel-
Autor(es): dc.contributorAzevedo, Cecília da Silva-
Autor(es): dc.contributorMarzano, Andrea Barbosa-
Autor(es): dc.contributorVazelesk, Vanderlei-
Autor(es): dc.creatorOliveira Filho, Valdinar da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:35:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:35:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-15-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-15-
Data de envio: dc.date.issued2010-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22630-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753571-
Descrição: dc.descriptionA tradição por um fio: uma história das sensibilidades em relação aos espaços na crise dos padrões tradicionais de masculinidade no Nordeste (1940/1980), num primeiro instante se preocupou em demonstrar, narrar, problematizar e apresentar que o sensível, ou em outras palavras, que a sensibilidade humana tem uma história, e, que a mesma tem uma importância fundamental para o “eu” e para os “outros”, pois estabelece relações diversas, dinâmicas e multidirecionais atravessadas no tempo e no espaço em que a história é narrada. Não podemos esquecer que as abordagens estruturais servem para nos dar a sintaxe da região, mas não a sua semântica. Elas nos apresentam os elementos, mas não nos é capaz de dizer como estes fazem sentido, como estes são organizados na forma de relatos, sejam relatos de memória, relatos de espaço, relatos literários, relatos sociológicos, relatos geográficos, relatos historiográficos. Num segundo momento, esta tese se preocupou em demonstrar que o que ocorre entre a sensibilidade humana e os espaços praticados pelos mesmos é relacional, que nossas relações com os lugares, com os territórios, com a terra é da ordem do sensível, talvez por isso não se tenha, durante muito tempo, encontrado pessoas dispostas a fazer a história destas relações. È sobre a história das relações do gênero masculino sustentado e demarcado pela tradição nordestina marcada por padrões e estereótipos em crise do que é ser homem nesta região que se constitui o eixo principal desta tese. Entre os folhetos de cordel e os romances clássicos e as memórias aqui utilizadas, o masculino foi pensado, problematizado e apresentado atravessando uma crise nos padrões estabelecidos na sociedade dita nordestina no começo do século XX. Enfim, uma história entre a prática dos lugares e espaços praticados da nordestinidade e da masculinidade percebemos os limites do mundo masculino demarcado entre o “fogo morto” e os limites do mando que entravam em crise, em confronto, em luta. Daí histórias no barbante de violência e masculinidade em relação aos espaços e ao feminino, que emergiam entre um passado patriarcal e uma sociedade matriarcal, efeminada que ameaçava a tradição configurada em crise da masculinidade nordestina sustentada por um fio e temerosa do nivelamento social e de gênero que se estabelecia no Nordeste no começo do século XX, entre 1940 e 1980, para ser mais didático-
Descrição: dc.descriptionLa tradition par un fil : une histoire des sensibilités concernant les espaces dans la crise des normes traditionnelles de masculinité aue nord-est (1940/1980), dans un premiers instants s'est inquiétée à démontrer, dire, problematizar et présenter que le sensible, ou dans d'autres mots, que la sensibilité humaine a une histoire, et, que la même a une importance fondamentale pour « moi » et pour les « autres », donc établit des relations diverses, dynamiques et orientables traversées dans le temps et dans l'espace où l'histoire est dite. Nous ne pouvons pas oublier que les abordages structurels servent pour eux à donner syntaxe de la région, mais non sa sémantique. Elles dans elles présentent les éléments, mais dans eux ce n'est pas capable de dire comme ceux-ci font sens, comme ceux-ci sont organisés dans la forme d'histoires, soient des histoires de mémoire, histoires d'espace, histoires littéraires, histoires sociologiques, histoires géographiques, histoires historiográficos. Au un seconds moments, cette thèse s'est inquiétée à démontrer que ce qui se produit entre la sensibilité humaine et les espaces pratiqués par les mêmes est relationnel, que nos relations avec les places, avec les territoires, avec la terre c'est de l'ordre du sensible, peut-être donc n'ait pas, pendant beaucoup de temps, trouvé personnes disposées à faire l'histoire de ces relations. È sur l'histoire des relations du type masculin soutenu et délimité par la tradition due nord-est marquée par des normes et des stéréotypes dans crise dont c'est être homme dans cette région qui se constitue l'essieu principal de cette thèse. Entre les brochures de cordeau et les romances classiques et les mémoires ici utilisées, le masculin on a pensé, problematizado et présentée en traversant une crise dans les normes établies dans la société dite du nord-est dans le commencement du siècle XX. Enfin, une histoire entre la pratique des places et des espaces pratiqués de nordestinidade et de de la masculinité nous percevons les limites du monde masculin délimité entre le « feu mort » et les limites du contrôle qui empêchent dans crise, dans confrontation, dans lutte. À partir de là histoires dans la ficelle de violence et masculinité concernant les espaces et à l'féminin, qui émergeaient entre un passé patriarcal et une société matriarcal, efféminée qui menaçait la tradition configurée dans crise de la masculinité due nord-est soutenue par un fil et craintive du nivellement social et de type qui s'établissait au nord-est dans le commencement du siècle XX, entre 1940 et 1980, pour être plus didactique-
Descrição: dc.descriptionThe tradition for a wire: a history of the sensibilidades in relation to the spaces in the crisis of the traditional standards of north-eastern masculinidade (1940/1980), in a first instant if worried in demonstrating, telling, to problematizar and to present that the sensible one, or in other words, that sensitivity human being has a history, and, that the same one has a basic importance for “I” and the “others”, therefore establishes diverse, dynamic and multidirectional relations crossed in the time and the space where history is told. We cannot forget that the structural boardings serve stop in giving the syntax to them of the region, but not its semantics. They in them present the elements, but in them she is not capable to say as these make direction, as these are organized in the form of stories, are stories of memory, literary stories of space, stories, sociological stories, geographic stories, historiográficos stories. At as a moment, this thesis if worried in demonstrating that what occurs between the sensitivity human being and the spaces practised for the same ones is relationary, that our relations with the places, the territories, the land is of the order of the sensible one, perhaps therefore not if has, during much time, found made use people to make the history of these relations. È on the history of the relations of the masculine sort supported and demarcated by the tradition northeastern marked for standards and estereótipos in crisis of what it is to be man in this region that if constitutes the main axle of this thesis. It enters the classic twine brochures and romances and the memories used here, the masculine was thought, problematizado and presented crossing a crisis in the standards established in the said society northeastern in the start of century XX. At last, a history enters the practical one of the places and practised spaces of the nordestinidade and the masculinidade we perceive the limits of the masculine world demarcated between the “fire dead” and the limits of the control that entered in crisis, confrontation, fight. From there histories in the violence string and masculinidade in relation to the spaces and feminine, that a patriarcal past and a matriarcal society emerged between, the effeminate one that the tradition configured in crisis of the masculinidade threatened northeastern supported for a wire and fearful of the social levelling and sort that if established north-eastern in the start of century XX, between 1940 and 1980, to be more didactic-
Descrição: dc.description205 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectHistória-
Palavras-chave: dc.subjectGênero-
Palavras-chave: dc.subjectNordeste-
Palavras-chave: dc.subjectNordestino-
Palavras-chave: dc.subjectCordel-
Palavras-chave: dc.subjectMasculinidade-
Palavras-chave: dc.subjectGênero-
Palavras-chave: dc.subjectRegião nordeste (Brasil) - aspecto social-
Palavras-chave: dc.subjectHistoire-
Palavras-chave: dc.subjectNord-est-
Palavras-chave: dc.subjectDu nord-est-
Palavras-chave: dc.subjectCordeau-
Palavras-chave: dc.subjectRelations spatiales-
Palavras-chave: dc.subjectEspaces Pratiqués-
Palavras-chave: dc.subjectHistory-
Palavras-chave: dc.subjectMasculine-
Palavras-chave: dc.subjectNortheast-
Palavras-chave: dc.subjectNortheastern-
Palavras-chave: dc.subjectSpace relations-
Título: dc.titleA tradição por um fio: uma história das sensibilidades em relação aos espaços na crise dos padrões tradicionais de masculinidade no nordeste (1940-1980)-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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