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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Machado, Eliany Salvatierra | - |
Autor(es): dc.contributor | Cardenuto, Reinaldo | - |
Autor(es): dc.contributor | Reis, Lucas | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Igor José Paes Gall Gonçalves da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:35:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:35:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/12829 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753565 | - |
Descrição: dc.description | O trabalho a seguir tratara-se dos filmes do subgênero de super-heróis da Marvel Studios, que conseguiram nestes onze anos de existência construir um universo cinematográfico dentro de suas mais de vinte produções, estabelecendo o encontro de personagens provindos de diferentes histórias em uma única trama como ferramenta narrativa na construção de suas obras. Esse entrecruzamento de personagens, chamado de crossover, será estudado aqui, a partir de análises críticas de uma seleção de cinco filmes de diferentes fases do estúdio: Homem de Ferro (2008, de Jon Favreau), Homem de Ferro 2 (2010, também de Jon Favreau), Os vingadores (2012, de Joss Whedon), Thor: o mundo sombrio (2013, de Alan Taylor) e Capitão América: guerra civil (2016, de Anthony e Joe Russo); notando elementos narrativos e visuais utilizados nestes filmes para a construção desse universo onde estes personagens se encontram, ponderando também se esta elaboração prejudicam as narrativas individuais de cada produção selecionada. Na conclusão deste trabalho, faço um comparativo entre as produções selecionadas em relação ao lugar em que ocupam na trajetória de evolução narrativa do estúdio, refletindo uma mudança em abordar as histórias individuais dos personagens, levando o crossover a deixar de ser imposição à preparação de filmes futuros a se tornar orgânico na construção destas tramas solo. Ao mesmo tempo, uma ponderação sobre a unificação do design visual e fotografia destas produções é realizada, indicando futuras mudanças por vir | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universo cinematográfico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crossover | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise crítica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Elementos narrativos e visuais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema | - |
Palavras-chave: dc.subject | Super-heróis | - |
Título: dc.title | A construção de um universo e o crossover: um estudo sobre a construção narrativa-visual dos filmes da Marvel | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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