O ensino da arte e a formação de sujeitos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarros, Armando Martins de-
Autor(es): dc.contributorCPF:47438568722-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4497652129344512-
Autor(es): dc.contributorAlves, Jefferson Fernandes-
Autor(es): dc.contributorCPF:52703450022-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1834832958808690-
Autor(es): dc.contributorGoulart, Cecilia Maria Aldigueri-
Autor(es): dc.contributorCPF:29862523700-
Autor(es): dc.creatorAndrade, Sérgio Henrique Alves de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:35:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:35:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2008-12-01-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17181-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753557-
Descrição: dc.descriptionThis thesis aims to analyze the context of arts teaching based on a pedagogic praxis and in the perspective of an esthetic experience capable of transforming the thought, sight and sensibility. The study followed three students from a public school in Rio de Janeiro city, who also take part in a social project called Tear de Histórias , developed in the Instituto de Arte Tear. It also included the following of their visual arts teachers in both learning spaces and made an effort to identify in their speech, artistic and, sometimes, literary production the subjectivity produced in that context. As methodological tools were used the observation of the arts classes in the Instituto de Arte Tear and the record of audio and video semi-structured interviews with students and teachers in order to get the expressiveness in their speech and gestures. This thesis is based on concepts such as experience, language, arts, education and thought development, as described by W. Benjamin, L.S. Vygotsky, M. Bakhtin and J. Larrosa. During the speech transcription, it was tried to identify the dialogism, polyphony, polysemy and alterity, among other Bakhtinian concepts, which could allow us recognize the possible transformations achieved or realized through the educational process under study in their discourse.-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa teve por objetivo analisar o contexto de uma prática pedagógica aplicada ao ensino da arte sob a perspectiva de uma experiência estética transformadora do pensamento, do olhar e da sensibilidade do sujeito que por ela transita. Em seu percurso, a pesquisa acompanhou três alunos de uma Escola Pública Municipal do Rio de Janeiro, participantes do projeto social Tear de Histórias realizado no Instituto de Arte Tear, bem como os professores de Artes Visuais que os acompanham em ambos os espaços, buscando na fala, produção artística e por vezes literária, reconhecer a subjetividade engendrada em seu contexto. Para tanto, utilizou como instrumentos metodológicos a observação das aulas de artes plásticas realizadas no Instituto de Arte Tear, bem como o registro em áudio e vídeo das entrevistas semi-estruturadas com os educandos e educadores com objetivo de captar a expressividade contida em suas falas e gestos. Como base teórica, a pesquisa está fundamentada em conceitos como experiência, linguagem, arte, educação, construção do pensamento, na perspectiva de W. Benjamin, L.S. Vygotsky, M. Bakhtin e J. Larrosa. Na transcrição das falas, intentou-se identificar o dialogismo, a polifonia, a polissemia, a alteridade dentre outros conceitos Bakhtinianos que nos permitissem reconhecer, no discurso de seus falantes, as possíveis transformações alcançadas e/ou percebidas através do processo educacional em questão.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação-
Publicador: dc.publisherEducação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectArte na educação-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo da arte-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino da arte-
Palavras-chave: dc.subjectArt-
Palavras-chave: dc.subjectExperience-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleO ensino da arte e a formação de sujeitos-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.