Física nuclear no ensino médio com ênfase CTS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Ladário da-
Autor(es): dc.contributorHelayel-Neto, José Abdalla-
Autor(es): dc.contributorAlves, Marcos Veríssimo-
Autor(es): dc.contributorHuguenin, José Augusto Oliveira-
Autor(es): dc.contributorBemfeito, Ana Paula Damato-
Autor(es): dc.creatorPires, Samuel Machado-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:35:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:35:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-09-27-
Data de envio: dc.date.issued2017-09-27-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4690-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753549-
Descrição: dc.descriptionApresenta-se neste trabalho uma proposta educacional de abordagem do tema energia nuclear na disciplina de Física do ensino médio. O objetivo desta abordagem é oportunizar aos alunos uma formação que integre conceitos físicos, pertinentes ao tema, com as implicações socioambientais, econômicas e políticas do uso deste tipo de energia. A proposta parte da polêmica em relação ao programa nuclear brasileiro e perpassa atividades de investigação em simulação computacional, discussões sobre vídeos, sistematização dos conceitos, debate e elaboração de texto dissertativo argumentativo. Fundamenta-se esta proposta no campo de estudos ciência-tecnologia-sociedade (CTS), apresentando um estudo histórico deste movimento e seus contextos internacionais e brasileiro. No que tange ao contexto nacional, discute-se a legislação que regulamenta as práticas educacionais no país. O produto inclui material do aluno, material do professor e orientações ao professor. Valida-se a proposta por meio de sua aplicação, relatos da mesma e um instrumento avaliativo ao final-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionIn this work is being presented an educational proposal of approaching the nuclear energy theme in high school physics course. The purpose is to create opportunities for the students being able to integrate physical concepts that may be relevant to the theme, with the social, environmental, economic and political implications of using this kind of energy. The proposal begins with the controversy in relation to the Brazilian nuclear program and permeates research activities in computer simulations, discussions about videos, systematization of concepts, argumentations and elaboration of an argumentative text. This study is based on the field of science-technology-society (STS) knowledge’s, presenting a historical research about this movement and its international and Brazilian contexts. Regarding the national context, it discusses the legislation that regulates the educational practices in the country. The product includes student’s material, teacher’s material and guidelines to the teacher. The proposal was proved by means of its application, reports about it and an evaluative tool at the end-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectCiência, tecnologia e sociedade-
Palavras-chave: dc.subjectEnergia nuclear-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectEnergia nuclear-
Palavras-chave: dc.subjectCiência e tecnologia-
Palavras-chave: dc.subjectSociedade-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics education-
Palavras-chave: dc.subjectScience, technology and society-
Palavras-chave: dc.subjectNuclear energy-
Título: dc.titleFísica nuclear no ensino médio com ênfase CTS-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.