Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mandu, Janaina Alves Monteiro | - |
Autor(es): dc.contributor | Mandu, Janaina Alves Monteiro | - |
Autor(es): dc.contributor | Faes, Ivana Arquejada | - |
Autor(es): dc.contributor | Rocha, Lourdes de Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Andrade, Aline Cardoso de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:35:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:35:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9601 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753548 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre a infrequência escolar e a relação desta com a escola e a família. Problematizaremos o papel da escola na vida do aluno, pontuando como superar as varias dificuldades do contexto escolar bem como a necessidade da atuação conjunta do profissional de Serviço Social, escola e a família. As dificuldades apresentadas pelo aluno na sua vida escolar, muitas vezes se colocam dentro do âmbito escolar, mas também nas relações familiares e sociais vivenciadas. Diante dessa realidade, a inserção do Serviço Social na escola é apresentada no debate como uma necessidade com vistas ao combate, dentre outras questões, da infrequência escolar. Veremos portanto, que em 2004 no Rio de Janeiro, foi criado a FICAI - Ficha de Aluno Infrequente com objetivo de ser um dos instrumentos de identificação e combate à infrequência escolar. Desta forma, este trabalho faz uma analise minuciosa sobre as fichas de notificações e infrequencia - FICAI da Escola Santa Teresinha do Menino Jesus de Itaperuna/RJ, no intuito de identificar e analisar como a questão da infrequência está sendo trabalhada nesta instituição e qual foi, a contribuição do Serviço Social. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Família | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Infrequência escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Família | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Serviço social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Frequência escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Família | - |
Título: dc.title | A prática do serviço social na relação família : escola e a infrequência escolar na Escola Santa Teresinha do Menino Jesus do município de Itaperuna - RJ. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: