Educação ambiental crítica e o Ensino de Ciências: uma abordagem relacional nos anos iniciais do Ensino Fundamental II

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLatini, Rose Mary-
Autor(es): dc.contributorGuimarães, Pedro Ivo Canesso-
Autor(es): dc.contributorBorges, Marcia Narcizo-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Lucia da Cruz de-
Autor(es): dc.creatorLeal, Silvia Mauricio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:35:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:35:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-26-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29465-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753544-
Descrição: dc.descriptionConsiderando o Ensino de Ciências e os problemas ambientais que enfrentamos atualmente, esta pesquisa objetivou analisar uma prática de ensino de Ciências, na perspectiva histórico-cultural, que incorpore a educação para o ambiente nos anos iniciais do Ensino Fundamental II (EFII). Para tal, a partir da identificação de estratégias didático-metodológicas para a articulação do Ensino de Ciências (EC) com a educação ambiental (EA) e do levantamento de dados relativos às questões ambientais no entorno escolar foi elaborada uma Sequência Didática (SD) a qual foi aplicada e analisada. A pesquisa classifica-se como qualitativa do tipo intervenção, tendo como cenário e seus sujeitos: a Escola Municipal Dr. Alberto Francisco Torres localizada em Niterói, RJ e os estudantes do 7º ano do EFII. A SD foi dividida em cinco momentos, utilizando o tema Água. Através da aplicação da SD promoveuse a coleta de dados através da fala e escrita dos estudantes durante as aulas e das reflexões da professora “autora desta pesquisa” sobre sua prática pedagógica. Os dados coletados foram registrados em um diário de bordo. A pesquisa revelou nos estudantes a presença de uma educação bancária e de ações individuais para solucionar os problemas ambientais. Sobre a SD desenvolvida, esta possibilitou aproximação com o objeto do conhecimento por considerar a realidade dos alunos, favoreceu o desenvolvimento dos conceitos científicos ressaltando a importância da mediação. Acerca da práxis docente, salientou-se como o exercício de relacionar teoria e prática pode orientar a ação pedagógica e que a problematização dos conteúdos potencializa a reflexão do professor sobre sua prática. Constatou-se que a EA favorece uma abordagem relacional dos assuntos, desenvolvendo habilidades nos educandos que lhes dará maiores condições para o enfrentamento dos problemas ambientais. A pesquisa externou pontos positivos sobre a prática desenvolvida e aspectos que merecem uma maior atenção e investigação futura, como a dificuldade em associar ações individuais e coletivas na resolução de problemas complexos, além da ideia de enfrentamento da crise ambiental através da conscientização e de ações isoladas que se traduzem em mudanças comportamentais. Os aspectos destacados que merecem melhoria não diminuem a ação de mudança que a EA pode possibilitar, pois em diversas situações os estudantes demonstraram que através da mediação eram capazes de responder de forma diferente aos problemas que lhes eram apresentados. As reflexões tecidas durante a aplicação da SD contribuíram para elaboração do Produto Educacional intitulado: Educar para o ambiente: um caminho possível para o Ensino de Ciências. O Produto Educacional, que visa subsidiar a prática docente para uma abordagem relacional entre a EA e o EC, no EFII, é composto por uma apresentação inicial, base teórica que fundamenta a prática de ensino proposta, sugestões de leitura, carta ao leitor e a proposta de ensino, propriamente dita, articulando a educação para o ambiente e o EC.-
Descrição: dc.descriptionConsidering Science Teaching and the environmental problems we currently face, this research aimed to analyze a science teaching practice, from a historical-cultural perspective, that incorporates education for the environment in the early years of Elementary School II (ESII). To this end, from the identification of didactic-methodological strategies for the articulation of science teaching (ST) with environmental education (EE) and the collection of data related to environmental issues in the school environment, a Didactic Sequence (DS) was elaborated to which was applied and analyzed. The research is classified as a qualitative intervention type, having as scenario and its subjects: Escola Municipal Dr. Alberto Francisco Torres located in Niterói, RJ and ESII 7th grade students. The DS was divided into five moments, using the Water theme. Through the application of the DS, data collection was promoted through the students' speech and writing during classes and through the teacher's reflections on her pedagogical practice. The collected data were recorded in a logbook. The research revealed in students the presence of a banking education and individual actions to solve environmental problems. About the DS developed, it made it possible to approach the object of knowledge by considering the reality of the students, favoring the development of scientific concepts, emphasizing the importance of mediation. About the teaching praxis, it was highlighted how the exercise of relating theory and practice can guide the pedagogical action and that the problematization of the contents enhances the teacher's reflection on his practice. It was found that EE favors a relational approach to subjects, developing skills in students that will give them better conditions to face environmental problems. The research revealed positive points about the developed practice and aspects that deserve greater attention and future investigation, such as the difficulty in associating individual and collective actions in solving complex problems, in addition to the idea of facing the environmental crisis through awareness and isolated actions. that translate into behavioral changes. The highlighted aspects that deserve improvement do not diminish the action of change that EE can make possible, because in several situations the students demonstrated that through mediation, they were able to respond differently to the problems that were presented to them. The reflections made during the application of the didactic sequence contributed to the elaboration of the educational product entitled: Educating for the environment: a possible path for Teaching Science. The educational product, which aims to subsidize the teaching practice for a relational approach between EE and ST, at ESII, is composed of an initial presentation, a theoretical basis that underlies the proposed teaching practice, reading suggestions, a letter to the reader and the teaching proposal itself, articulating education for the environment and ST.-
Descrição: dc.description130 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Ambiental. Ensino de Ciências. Ensino-Aprendizagem. Abordagem Histórico-Cultural.-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino da Ciência, Educação ambiental, Formação de professor, Ensino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental Education. Science Teaching. Teaching-Learning. HistoricalCultural Approach.-
Título: dc.titleEducação ambiental crítica e o Ensino de Ciências: uma abordagem relacional nos anos iniciais do Ensino Fundamental II-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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