Análise de um sistema de arrefecimento automotivo para a categoria fórmula SAE

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPinheiro, Isabela Florindo-
Autor(es): dc.contributorKanizawa, Fábio Toshio-
Autor(es): dc.contributorSantana, Rian Maurício-
Autor(es): dc.creatorRamos, João Pedro da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:35:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:35:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-02-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-02-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17004-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753541-
Descrição: dc.descriptionO desempenho requerido por um motor de combustão interna de um veículo automotivo demanda que o mesmo possua eficientes sistemas periféricos de remoção do calor gerado nos cilindros de combustão. O sistema de arrefecimento automotivo tem como objetivo manter a temperatura de trabalho de um motor adequada ao regime de trabalho do mesmo, a fim de evitar desgaste devido a altas temperaturas. Este sistema provoca a circulação de um fluido de arrefecimento pelas galerias internas do motor de maneira que o mesmo possa absorver por transferência de calor a carga térmica gerada pela câmara de combustão. A quantificação do desempenho do sistema exige um estudo mais aprofundado na área de transferência de calor. Sendo assim, neste trabalho, é conduzida uma análise do ciclo termodinâmico do motor de 4 tempos e do escoamento e transferência de calor em um trocador de dimensões conhecidas utilizado em um veículo monoposto projetado para a categoria automobilística Formula SAE. O modelo termodinâmico do motor foi confrontado com o do radiador e foi verificado que, no estado crítico de rotação considerado, o modelo atende a demanda de rejeição de calor e, logo, mantém a segurança e o funcionamento do veículo. Os resultados propostos neste trabalho servirão de referência e ferramenta de pesquisa para projeto e otimização de sistemas de controle de arrefecimento visando melhoras no rendimento de motores automotivos, principalmente em competições do tipo monoposto, como o Formula SAE-
Descrição: dc.descriptionThe performance required by an internal combustion engine in an automotive vehicle demands efficient peripheral systems for balancing the heat generated in the combustion. The automotive cooling system aims to maintain the temperature of an engine suitable for its working state, in order to avoid wear and damage due to detrimentally elevated temperatures. This system causes the circulation of a refrigerant fluid (usually, water) through the internal hollows of the engine in order to reject the heat generated by the combustion chamber. Quantifying performance of such mechanism requires further study in the field of fluid mechanics and heat transfer. Therefore, in this work, an analysis of the thermodynamic cycle of a 4-stroke engine is conducted. Flow and heat transfer in a heat exchanger of known dimensions and traits used in a single-seat openwheeled vehicle designed for the student automotive category of Formula SAE are, furthermore, accounted for. The thermodynamic equilibrium of such machine was juxtapose with that of the radiator and it was verified that, in the critical state of engine speed considered, the model fulfils the requirement of heat dissipation and, thus, maintains its safety. The results displayed in this work will function as reference and research tools for design and optimization of cooling control systems aimed at improving the performance of automotive engines, mainly in competitions in the single-seat type, such as Formula SAE-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectVeículos automotivos-
Palavras-chave: dc.subjectMotores de combustão interna-
Palavras-chave: dc.subjectFormula SAE-
Palavras-chave: dc.subjectTransferência de calor-
Palavras-chave: dc.subjectTrocadores de calor-
Palavras-chave: dc.subjectMotor de combustão interna-
Palavras-chave: dc.subjectAutomobilismo-
Palavras-chave: dc.subjectTrocador de calor-
Palavras-chave: dc.subjectTransferência de calor-
Palavras-chave: dc.subjectAutomotive vehicles-
Palavras-chave: dc.subjectInternal combustion engines-
Palavras-chave: dc.subjectFormula SAE-
Palavras-chave: dc.subjectHeat transfer-
Palavras-chave: dc.subjectHeat exchangers-
Título: dc.titleAnálise de um sistema de arrefecimento automotivo para a categoria fórmula SAE-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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