Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Carvalho, João Bosco Pitombeira Fernandes de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:35:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:35:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-01-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-01-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2006 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/531 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753534 | - |
Descrição: dc.description | 18p. | - |
Descrição: dc.description | The purpose of this paper is to show how Felix Klein’s ideas concerning the teaching of mathematics influenced a major attempt to reform the teaching of secondary school mathematics in Brazil. We follow the story of this attempt from the late 1920s to the early 1940s, centering on the role Euclides Roxo had in these reforms. Roxo had a crucial influence on the establishment of the content of the mathematics programs for two educational reforms in 1931 and 1942. One can follow how Roxo retreated from his initial positions of 1931, which had adhered closely to Klein’s ideas, to a more conservative position in 1942. | - |
Descrição: dc.description | Sim | - |
Descrição: dc.description | Nous montrons comme les idées de Felix Klein sur l’enseignement des mathématiques ont exercé une grande influence sur des réformes de l’enseignement des mathématiques aux écoles sécondaires au Brésil. Nous suivons l’histoire de ces réformes de la fin des années 1920 jusqu’au début des années 1940, et nous étudions le rôle joué par Euclides Roxo. Roxo, qui a exercé une grande influence sur les programmes de mathématique des réformes de 1931 et de 1942, et il est possible de voir comme il récule de ses positions initiales, qu’il avait adoptées de Klein, à une position plus conservative en 1942. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Gert Schubring | - |
Relação: dc.relation | International Journal for the History of Mathematics Education, v. 1, n.1, p. 69-86, 2006. | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Título: dc.title | A turning point in secondary school mathematics in Brazil: Euclides Roxo and the mathematics curricular reforms of 1931 and 1942 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Anais de Evento | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: