Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Spiegel, Carolina Nascimento | - |
Autor(es): dc.contributor | Mors, Luiz | - |
Autor(es): dc.contributor | Ribeiro, Manuel Gustavo Leitão | - |
Autor(es): dc.contributor | Sampaio, Shaula Maira Vicentini de | - |
Autor(es): dc.contributor | Waizbort, Ricardo | - |
Autor(es): dc.creator | Theodoridis, Gabriel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:35:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:35:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/29436 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753528 | - |
Descrição: dc.description | O desenvolvimento da Ciência e Tecnologia influencia no modo de vida das pessoas e, por este motivo, educadores têm defendido a necessidade dos cidadãos serem formados de maneira a serem capazes de compreender e se servir das informações científicas na tomada de decisões tanto pessoais quanto sociais de forma responsável. Mueller (2005), sustenta a ideia de que o analfabetismo científico se faz motiva de preocupação argumentando que produz cidadãos ingênuos e propensos a serem facilmente ludibriados, acreditando em fatos pseudocientíficos e, possivelmente, prejudiciais a si e à sociedade. Para combater esta condição, se faz necessário uma educação que forme pessoas reflexivas, críticas e capazes de utilizar seus conhecimentos científicos nas mais diversas situações cotidianas. Por isso este trabalho buscou desenvolver uma oficina que permita discutir com uma abordagem histórica, contextualizada e crítica, o tema de edição genética (passando pela novidade da técnica CRISPR cas9) e seus impactos éticos, sociais e ambientais com alunos do ensino superior, identificando artefatos culturais que possam ser utilizados no processo de ensino aprendizagem sobre este tema. Os dados foram coletados durante todo o desenvolvimento da oficina, com o uso dos seguintes instrumentos: observação participante, aplicação de um questionário diagnóstico, gravações da oficina, registros escritos, e questionário aplicado após a oficina. Os artefatos culturais utilizados auxiliaram na atividade e foram ferramentas muito úteis, enriquecendo a discussão e sendo destacados pelos alunos participantes como pontos positivos da atividade. De forma complementar, a abordagem histórica se demonstrou eficaz e cumpriu o objetivo de explanar o processo de construção do conhecimento que ocorre na ciência. A oficina permitiu discutir de forma contextualizada e crítica o tema de edição genética e seus impactos, as opiniões foram diversas, o que mais uma vez demonstra o caráter polêmico do assunto, por isso, práticas educacionais e pesquisas que visem discutir temas polêmicos com todos os cidadãos devem ser incentivadas. | - |
Descrição: dc.description | The development of Science and Technology influences people's way of life and, for this reason, educators have defended the need for citizens to be trained in order to be able to understand and use scientific information in making both personal and social decisions responsibly. Mueller (2005), supports the idea that scientific illiteracy is motivated by concern, arguing that it produces naive and likely citizens to be easily deceived, believing in pseudoscientific facts and, possibly, harmful to themselves and to society. To combat this condition, it is necessary to have an education that trains people who are reflective, critical and able to use their scientific knowledge in the most diverse daily situations. Therefore, this work sought to develop a workshop that allows discussing with a historical, contextualized and critical approach, the topic of genetic editing (passing through the novelty of the CRISPR cas9 technique) and its ethical, social and environmental impacts with higher education students, identifying artifacts that can be used in the teaching-learning process on this topic. Data were collected during the entire development of the workshop, using the following instruments: observation, application of a diagnostic questionnaire, recordings of the workshop, writings, and questionnaire required after the workshop. The cultural artifacts used helped in the activity and were very useful tools, enriching the discussion and being highlighted by the participating students as positive points of the activity. In a complementary way, the historical approach excludes itself effectively and fulfilled the objective of explaining the process of construction of knowledge that occurs in science. The specialized workshop in a contextualized and critical way the issue of genetic editing and its impacts, as publications were diverse, which again demonstrates the controversial character of the subject, therefore, educational practices and research aimed at discussing controversial topics with all stakeholders. citizens should be encouraged. | - |
Descrição: dc.description | 105 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Edição de DNA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento científico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Artefatos culturais | - |
Palavras-chave: dc.subject | História da ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bioética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência e sociedade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Genética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conhecimento teórico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudante universitário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de oficina | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processo de ensino-aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | DNA editing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Scientific literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultural artifacts | - |
Palavras-chave: dc.subject | History of science | - |
Título: dc.title | Bioética da edição gênica, além das questões da eugenia: uma oficina com alunos do ensino superior | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: