A formação profissional nos cursos técnicos subsequentes : o caso do curso técnico subsequente de Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Muzambinho

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCabral Filho, Adilson Vaz-
Autor(es): dc.contributorFreitas, Rita de Cássia Santos-
Autor(es): dc.contributorCangussu, Maria Aparecida Rodrigues-
Autor(es): dc.creatorViana, Naísa Márcia de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:35:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:35:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-01-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-01-28-
Data de envio: dc.date.issued2012-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/8356-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753518-
Descrição: dc.descriptionA formação profissional brasileira de nível médio sempre foi reservada às classes menos favorecidas, estabelecendo distinção entre aqueles que deteriam o saber cursando ensino básico, secundário propedêutico e superior, sendo preparados para cargos de dirigentes ou intelectuais, e os filhos de trabalhadores que cursariam ensino básico e profissional para as atividades instrumentais, num claro reflexo da estrutura capitalista de sociedade. A divisão do trabalho, oriunda do desenvolvimento industrial, exigiu funções de comando e vigilância que passariam a ser cumpridas por uma classe de trabalhadores assalariados mais qualificados. Surgia um perfil novo de trabalhador: o técnico. Neste contexto, este estudo analisa, através da percepção de seus alunos, o curso técnico de Agropecuária Subsequente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – Campus Muzambinho, dentro do atual panorama brasileiro de expansão dos cursos técnicos profissionalizantes. Através de pesquisa junto aos alunos, com questionário de abordagem qualitativa e quantitativa, procurou-se estabelecer o perfil do técnico subsequente e suas interpretações sobre o curso. A revisão bibliográfica se pautou nas políticas públicas que levaram à sua implantação e na reflexão sobre as relações de educação e trabalho, mostrando como estas políticas se construíram acompanhando a economia e reproduzindo desigualdades. Considerando que a escola precisa identificar as causas que levam à interrupção educacional e oferecer ao jovem uma formação profissional de qualidade, possibilidades de prosseguir na profissão e também nos estudos, o curso técnico subsequente pode representar uma oportunidade de grande potencial.-
Descrição: dc.descriptionThe technical professional education in Brazil has always being addressed to the lower classes, establishing a distinction between those who would held the knowledge by completing the basic, intermediate and superior education levels - being prepared to intellectual or chiefs roles - and those young who would attend the basic and technical professional education to execute operational activities, in a clear reflection of the capitalist society structure. The labor division, originated from the industrial development, required command and control roles that would be performed by a salaried work class with better qualification. That‟s when appeared a new worker profile: the technical one. In this context, this study analyses the Agriculture Subsequent technical course at the Federal Institute of Education, Science and Technology in the South of Minas Gerais state – Muzambinho Campus, based on its student‟s vision and considering the current expansion of the Brazilian technical courses. Through research with students (questionnaire with qualitative and quantitative approach), this study sought to establish the profile of the subsequent technician and its interpretations about the course. The literature review was based on public policies that led to this courses implementation and reflection on the education and work relations, showing how these policies were built following the economy scenario and reproducing inequalities. Considering that the school needs to identify the causes that lead to the disruption of education and also provide a qualified professional education, the possibility of pursuing opportunities in the profession area and also in the studies, the subsequent technical course may represent an opportunity of great potential.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas públicas-
Palavras-chave: dc.subjectTécnico subsequente-
Palavras-chave: dc.subjectEducação profissional-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino técnico-
Palavras-chave: dc.subjectFormação profissional-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica pública-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo de caso-
Palavras-chave: dc.subjectPublic policies-
Palavras-chave: dc.subjectSubsequent technician-
Palavras-chave: dc.subjectProfessional education-
Título: dc.titleA formação profissional nos cursos técnicos subsequentes : o caso do curso técnico subsequente de Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Muzambinho-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.