Tensões na Escola do Imperador: uma crítica à história única dos trabalhadores do Colégio Pedro II (1837-1889)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTerra, Paulo Cruz-
Autor(es): dc.contributorGrinberg, Keila-
Autor(es): dc.contributorSantos, Ynaê Lopes dos-
Autor(es): dc.contributorPopinigis, Fabiane-
Autor(es): dc.contributorSchueler, Alessandra Frota Martinez de-
Autor(es): dc.creatorSilva, Letícia Sousa Campos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:35:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:35:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-06-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30745-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753514-
Descrição: dc.descriptionEsta tese teve como objeto o Colégio Pedro II no século XIX a partir de um ponto de vista que articulou os campos da história da educação e da história social do trabalho com as perspectivas decoloniais. Trata-se de um estudo cujo objetivo central foi encarar a escola como um espaço de trabalho e, portanto, examinar as condições laborais das pessoas a serviço desse estabelecimento de ensino desde sua fundação, em 1837, até o final do Império. A pesquisa pretendeu, ainda, dar visibilidade a trabalhadores que não têm sido lembrados nas narrativas construídas a respeito da instituição e desmonumentalizar uma obra tomada como seu sustentáculo – a saber: a Memória Histórica do Colégio de Pedro Segundo, publicada no ano de seu centenário. Por essa razão, fundamentou-se em um corpus documental variado contendo o Almanaque Laemmert, dispositivos legais, relatórios ministeriais e diversos manuscritos, sobretudo os papeis trocados entre os reitores do colégio e as autoridades imperiais. Assim procedendo, as principais discussões centraram-se nos impactos da ideologia liberal de vertente imperial-escravista sobre a organização escolar; na coexistência de livres e escravizados na composição da força de trabalho do colégio; nos conflitos decorrentes das relações laborais e nas estratégias para a mobilização de direitos com foco na atuação dos serventes africanos livres, dos inspetores de alunos e dos professores.-
Descrição: dc.descriptionThis thesis focused on Colégio Pedro II in the 19th century from a point of view that articulated the fields of the history of education and the social history of work with decolonial perspectives. It is a study whose main objective was to face the school as a work space and, therefore, to examine the working conditions of the people in the service of this educational establishment since its foundation, in 1837, until the end of the Empire. The research also intended to give visibility to workers who have not been remembered in the narratives constructed about the institution and to de-monumentalize a study taken as its mainstay – namely: the Historical Memory of Pedro Segundo School [original: Memória Histórica do Colégio de Pedro Segundo], published in the year of its centenary. For this reason, it was based on a varied documentary corpus containing the Almanaque Laemmert, legal provisions, ministerial reports and several manuscripts, especially the papers exchanged between the school's rectors and the imperial authorities. In doing so, the main discussions centered on the impacts of the imperial-slavery liberal ideology on the school organization; in the coexistence of free and enslaved people in the composition of the school's workforce; in conflicts arising from labor relations and in strategies for the mobilization of rights with a focus on the work of free African (liberated African) servants, student inspectors and teachers.-
Descrição: dc.descriptionEsta tesis tuvo como objeto el Colégio Pedro II del siglo XIX desde un punto de vista que articuló los campos de la historia de la educación, de la historia social del trabajo y las perspectivas decoloniales. Se trata de un estudio cuyo reto es ver la escuela como un espacio de trabajo y, por lo tanto, evaluar las condiciones laborales de las personas a servicio de ese centro de enseñanza desde su fundación, en 1837, hasta el fin del Imperio. La investigación pretendió, además, hacer notar a los trabajadores que no han sido recordados en las narrativas construidas acerca de la institución y, por otro lado, desmonumentalizar la obra que se ha visto como su sustentáculo – en concreto, la Memória Histórica do Colégio de Pedro Segundo, publicada en el año de su centenario. Por esa razón, se basó en un corpus documental diverso, que incluye el Almanaque Laemmert, disposiciones normativas legales, expedientes de ministerios y diversos manuscritos, en especial los papeles intercambiados entre rectores del colegio y autoridades imperiales. Así pues, las discusiones principales se centraron en los efectos de la ideología liberal de componente imperial-esclavista sobre la organización educativa; en la coexistencia de individuos libres y esclavizados como mano de obra del colegio; en los conflictos que resultan de las relaciones laborales y en las estrategias de movilización de derechos con enfoque en la actuación de los conserjes africanos libres, monitores de pasillo y profesores.-
Descrição: dc.description299 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectColégio Pedro II-
Palavras-chave: dc.subjectDecolonialidade-
Palavras-chave: dc.subjectAfricanos livres-
Palavras-chave: dc.subjectInspetores de alunos-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores-
Palavras-chave: dc.subjectColégio Pedro II-
Palavras-chave: dc.subjectMemória-
Palavras-chave: dc.subjectDecoloniality-
Palavras-chave: dc.subjectFree Africans (liberated African)-
Palavras-chave: dc.subjectStudent inspectors-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers-
Título: dc.titleTensões na Escola do Imperador: uma crítica à história única dos trabalhadores do Colégio Pedro II (1837-1889)-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.