Paradoxos do visível : reality shows, estética e biopolítica

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerraz, Maria Cristina Franco-
Autor(es): dc.contributorCPF:36859785922-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781243Y7-
Autor(es): dc.contributorVieira, João Luiz-
Autor(es): dc.contributorCPF:25314718715-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783160U4-
Autor(es): dc.contributorBruno, Fernanda Glória-
Autor(es): dc.contributorCPF:80560908022-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0010160208417370-
Autor(es): dc.creatorMarzochi, Ilana Feldman-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:35:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:35:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2011-04-14-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/19139-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753505-
Descrição: dc.descriptionTaking an aesthetic and biopolitical perspective, we seek to understand the reality show phenomenon, viewed not only as a set of stand-alone programs, but especially as a cultural and operational logic that takes for granted and tends to consolidate values, practices, and discourses proper to the present-day so-called immaterial or cognitive stage of capitalism. Within this panorama we focus special attention on the Big Brother Brazil narrative format, viewed here as a biopolitical dispositif, both because it takes anonymous and real life itself as the raw material for observation and instrumentalization, and because it represents a technology for subjective production and management. However, while we accept that this biopolitical audiovisual production creates perverse effects, based on extremely unequal power relations whose strategies focus on humiliation and embarrassment, we cannot close our eyes to the program s narrative inventiveness, enhanced with each successive edition of the program, featuring the consolidation of a modern and self-reflexive dramaturgy. Our examination of this paradoxical object thus provides the basis for investigating the true paradox at stake: a demand for reality and a will to truth that shifts the truth from the background, from the foundations of our tradition of thought, to the surfaces of images, simultaneously and paradoxically identifying the image with proof of truth, and truth with an effect of the artifice. The will to truth thus becomes the will to artifice. This effect of truth, or effect of the real, thereby legitimizes and self-validates a series of biopolitical practices, meanwhile taking surveillance and exposure of so-called intimacy for granted. Such practices, tied to a biopolitical audiovisual production, shape our contemporary regime of truth, visibility, and sensitivity within immaterial capitalist production.-
Descrição: dc.descriptionConselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico-
Descrição: dc.descriptionA partir de uma perspectiva estética e biopolítica, procuraremos compreender o fenômeno dos reality shows, tomando-o não apenas como um conjunto de programas isolados, mas, sobretudo, como uma lógica cultural e operacional que naturaliza, tendendo a consolidar, valores, práticas e discursos próprios ao atual estágio do capitalismo, denominado imaterial ou cognitivo. Nesse panorama, daremos especial ênfase ao formato narrativo Big Brother Brasil, considerado aqui um dispositivo biopolítico, tanto por fazer da própria vida, anônima e real , matéria prima de observação e instrumentalização, quanto por ser uma tecnologia de produção - e gestão - subjetiva. No entanto, se entendemos que essa produção audiovisual biopolítica produz efeitos perversos, baseados em relações de poder extremamente desiguais, cujas estratégias passam pela humilhação e pelo constrangimento, não podemos fechar os olhos para a inventividade narrativa que a cada edição vem sendo aprimorada, como a consolidação de uma dramaturgia moderna e auto-reflexiva. É então a partir do cotejo de um objeto tão paradoxal que investigaremos o paradoxo que verdadeiramente está em jogo: uma demanda por realidade e uma vontade de verdade que desloca a verdade dos fundos, dos fundamentos de nossa tradição de pensamento, para as superfícies das imagens, identificando, simultânea e paradoxalmente, a imagem a uma prova de verdade e a verdade a um efeito do artifício. A vontade de verdade torna-se, desse modo, vontade de artifício. Será então este efeito de verdade, ou efeito de real, que legitimará e autovalidará uma série de práticas biopolíticas, como a naturalização da vigilância e a exposição da dita intimidade. Práticas que, atreladas a uma produção audiovisual biopolítica, conformam nosso contemporâneo regime de verdade, de visibilidade e de sensibilidade, no bojo de uma produção capitalista imaterial.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Comunicação-
Publicador: dc.publisherComunicação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTelevisão-
Palavras-chave: dc.subjectBig Brother Brasil (Programa de televisão)-
Palavras-chave: dc.subjectReality shows (Programa de televisão)-
Palavras-chave: dc.subjectBiopolítica-
Palavras-chave: dc.subjectArtifício-
Palavras-chave: dc.subjectCapitalismo imaterial-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil-
Palavras-chave: dc.subjectReality shows-
Palavras-chave: dc.subjectBiopolitics-
Palavras-chave: dc.subjectArtifice-
Palavras-chave: dc.subjectBig Brother Brazil-
Palavras-chave: dc.subjectImmaterial capitalism-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO-
Título: dc.titleParadoxos do visível : reality shows, estética e biopolítica-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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